Pular para o conteúdo principal

O que é isso companheiro ? O que é isso PT ?

Temos visto na TV, a propaganda do PT para prefeito de Belém. As últimas inserções colocam, o militante histórico do PT, Alberdan, ex-sindicalista, e a muito tempo apresentado dos comícios do partido, e hoje, trabalhando na representação do MINC no Pará. A escolha de Alberdan, deve ter sido feita, para tentar emprestar uma certa credibilidade a mensagem publicitária do partido à população. Infelizmente os "VT's", não estão disponíveis no youtube. Mas achamos os áudios.

Queria fazer alguns comentários.

O Marketing político do PT  resolveu atacar, subliminarmente, o candidato do PSOL. A mensagem tenta emplacar a ideia de que as obras são do PT, e não do deputado Edmilson Rodrigues. Esta é a mensagem cifrada.

Alberdan Batista aparece no  "pgm"  PT dizendo que o banco do povo não é uma obra do prefeito Edmilson, e sim do PT, que o Pronto Socorro do Guamá é uma obra da bancada do PT, e não do prefeito Edmilson.

A luta pela herança política, do dois mandatos do Edmilson, não vai terminar agora, esta disputa de "que quem é o pai da criança" só referenda a administração do ex-prefeito e hoje deputado, Edmilson Rodrigues.

Há dois exercícios sendo feitos neste momento, um dizendo que: foi só o PT que fez as obras, só o coletivo que interessa, os homens não importam, com isso negam ao próprio Edmilson parte de sua história, pois o excluem desta liderança petista. É verdade que a bolsa do escola foi um experiência de Brasília e que  o Banco do povo de Porto Alegre, SIM. Mas foram adaptadas, em um governo que não era só do PT, e que tinha a frente um gestor que sobre gerir.

Um segundo argumento, de que Edmilson estaria enganado o povo é escabroso. Primeiro porque acha que o povo é massa de manobra, segundo, porque acha que Edmilson quer enganar o povo na eleição, se passando por petista. Isso não é verdade,  73% do eleitorado que votava no PT, na capital, sabe que Edmilson é candidato do PSOL, e que saiu do PT, e que já concorreu em duas eleições pelo PSOL.

A pergunta que os petista não se fazem, é por que o PT está com baixos índices de intenção de voto em Belém.  Esta na faixa de 3%,  que são índices menores que da eleição de 1985, com Humberto Cunha.

O que ocorre é que há uma herança comum, uma herança que pode ser compartilhada. Muitos dos programas sociais eram de experiências petistas, mas que fizeram parte da história do candidato Edmilson Rodrigues, esta é uma boa herança, tanto que está em disputa, mas o eleitorado fez uma escolha pelo executor do programa. o eleitorado está errado ???? Não...

Por que o eleitorado, reconhecendo a herança boa, faz a opção de votar no candidato e não no partido ? Este é o debate. O eleitorado, neste momento, em Belém, não aceita o discurso, que foi o coletivo, o PT que governou Belém e executou os programas. Porque este mesmo eleitorado, em 2010, não votou na governadora Ana Júlia, em Belém ( ela foi derrotada em Belém), neste momento, esta dando um recado  ao PT. Se bastasse só coletivo, o governo Ana Júlia teria sido um sucesso. O que o eleitorado está dizendo é que não basta só o discurso partidária, o eleitorado precisa ter confiança no candidato. Neste momento, o candidato do PT, Professor Alfredo não passa esta segurança. A culpa é do Alfredo. NÃO. É a conjuntura política, o momento atual, que juntou várias coisas e faz com que o PT, na capital, não tenha uma boa aceitação.

Quais foram os fatores conjunturais que estão contribuindo com isso, agora:
  • Ainda está na memória o desastre do governo Ana Júlia.
  • A cassação do Chico da Pesca.
  • O julgamento do mensalão.
  • A aliança estreita e diminuta, em torno da candidatura do PT
  • A falta de estrutura financeira da campanha.

O PT no Pará passa por uma crise, e ela é mais aguda na capital, o partido terá que se "repensar", para se recuperar.

Comentários

  1. professora seus argumentos não se sustentam , senão vejamos :

    a) Se o problema fosse a herança do governo Ana Júlia por que Alfredo não tem pelo menos metade dos votos que ela teve nas últimas eleições ?

    b) Chico da pesca teve pouquíssimos votos em Belém e uma minoria menor ainda acompanha seu processo;
    c)O mensalão sequer é tema da campanha, e a eleição de São Paulo mostra que seu efeito é periférico ;
    d)As alianças e falta de estrutura financeira ocorrem porque desde do início a candidatura foi vista como fraca. O PT errou no candidato, tem errado em não conseguir fazer oposição0 ao governo Jatene e, principalmente em não conseguir dizer uma única coisa : PSDB e PSOL tem sim algo em comum : são oposição a Lula e a Dilma

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aproveite e explique sua própria réplica.

      a) Se o problema não é a herança de Ana Júlia, é o que então?
      b) Então a cassação do Chico da Pesca afetou outros municípios certo? ou essa cassação está passando despercebida nestas eleições?
      c) A campanha em São Paulo está afetando a de Belém? o Zenaldo não cita o Serra, a Jordy não cita Soninha, Alfredo não cita Hadad, etc...etc..etc..
      d) O PT não errou o candidato, o que ocorreu é que nas prévias quem teve mais dinheiro levou, e o que impede a bancada do PT de fazer oposição correta ao Jatene, E porque não consegue dizer que o PSDB e o PSOL são oposição a Lula e a Dilma?
      SE EXPLIQUE.

      Excluir
  2. Bravo Edilza, o PT de hoje é o PT dos mensaleiros, dos aproveitadores e dos novos ricos. Que saudade do tempo para se empunhar uma bandeira do PT era necessário comprar na "boutique" do Partido, tempo da militancia gratuita. Agora tudo mudou e para bater bandeira no minimo o candidato tem que pagar, acabou de vez a militância. O PT depois deste desastre que foi o Governo da Ana Julia, dá sinais de morreu no Estado. Vai ser dificil conquistar novamente a credibilidade.
    Teu vizinho.

    ResponderExcluir
  3. Guardo as minhas palavras, se quiser solte as suas.

    ===========

    Heloísa, sobre Psol: 'Todo partido tem malandros'

    http://www.opovo.com.br/app/colunas/esplanada/2012/09/09/noticiascolunaesplanada,2916790/heloisa-sobre-psol-todo-partido-tem-malandros.shtml

    ResponderExcluir
  4. vale a pena colocar alguns números nesta discussão , especialmente sobre essa coisa da herança do governo do PT :

    Ana Júlia obteve no primeiro turno em 2010 266.826 votos.
    O eleitorado de Belém hoje é de 1.009.418.
    Normalmente temos aí uma quebra de 20% entre brancos , nulos e abstenção, o que deve levar a um eleitorado de fato de 800.000 pessoas em 2012.
    Portanto, se hoje o candidato do PT tivesse não metade, mas 160.000 votos, ou seja, cem mil votos a menos do que a ex-governadora coneguiu em 2010 , estaria em torno com 20% das intenções de voto do eletorado de 2012, firme na disputa do segundo turno. Esses números mostram que o PT vai ter que ir atrás de outro bode expiatório que não a ex-governadora. Aliás , esses dados apontam que talvez fosse bom que o PT houvesse pedido para ela ser candidata a prefeita, pior do que está hoje para o partido e seus vereadores não ficaria.

    ResponderExcluir
  5. Eu vou votar no Priante não só por tudo que ele já fez por nós belenenses, mas pelo que ele ainda não teve chance de fazer tudo o que pode. Agora é a vez dele na prefeitura, é a chance que temos de melhorar nossa vida. Já estamos cansados desses candidatos que só prometem.

    ResponderExcluir
  6. 1º As pessoas não votam em partido, votam em pessoas. Ed foi prefeito em dois mandatos, fez uma boa administração e goza da maioria do eleitorado de Belém. Algusnm ainda vinnculam ao PT pela força da sigla.
    2º Ana Júlia foi um desastre e ainda está na memória do povo essa repulsa é herdada pela candidatura atual do PT, querer fazer comparações com segundo turno é absurdo, pois ela estava com a máquina estadual e eram só dois candidatos.
    3º A candidatura do Alfredo não é prioridade para o PT nacional e local, está a baixo nas pesquisas e projetar um nome novo não é do interesse de muitas forças politicas, ameaçam os caciques e interesses.(Só lembrar 2008 quando a governador e seu grupo apoiaram o DUDU desde o 1º turno)
    e por fim, todos sabemos que o PUTY gastou o que pode e não levou as prévias, portanto a campanha milionária perdeu as prévias.

    ResponderExcluir
  7. O PT está desesperado...
    Querem desconsiderar a história de um homeme...
    e a memória de um povo...

    ResponderExcluir
  8. Contra tudo e contra todos a votação do candidato do PT irá surpreender muita gente que nele não acredita. Quem viver verá!

    ResponderExcluir
  9. A crise do PT do Pará e as eleições na Capital
    O Partido dos Trabalhadores enfrenta uma crise sem precedentes no Pará, o que fez a sua direção atrelar o futuro do partido ao do PMDB, com o qual mantem a maioria das alianças relevantes. O PT saiu de protagonista no cenário político paraense para brigar por um papel coadjuvante na estratégia dos Barbalhos. É lamentável o que o Campo Majoritário (de Paulo Rocha, Ganzer e Beto Faro) e sua força auxiliar a DS (de Ana Júlia e Puty) fizeram e fazem com o PT. Um partido que ainda é identificado pela maioria dos trabalhadores paraenses como o partido que mais os representa.
    As raízes dessa crise e ruína política do PT explicam-se com força pela internalização do conservadorismo político (fisiologismo, carreirismo, burocratização e a adoção dos métodos patrimonialistas nas eleições e no poder...) e o fim de uma atuação combativa e politizadora da sociedade que acumule forças ao socialismo (condições de trabalho e salário, inversão de prioridades nos governos, participação popular nos governos, radicalização da democracia representativa para a participativa...).

    O PT na década passada priorizou e continua a priorizar o seu esforço partidário à defesa dos governos que dirigi. E o que é mais grave, onde dirige o governo, como no Brasil não consegue imprimir seu projeto de governo, perdendo força para os partidos conservadores da base aliada e assim realizando governos menores que o “possível” no caminho sempre precário do “melhorismo”. Foi assim no governo de Ana Júlia, basta lembrar do caso do PTP abandonado a própria sorte, como o foi em todo seu pífio governo a participação popular, pois a avaliação da ex-gestora e seu grupo DS era a de que o “PTP gerava muito problema com os aliados” nos municípios e só “dava trabalho”.

    O PT torna-se cada vez mais apenas uma sigla eleitoral e mesmo fora do poder no Pará ou em Belém, ele reproduz com impecável competência o distanciamento e a postura de um Partido governante, ou seja, distante do povo, das bases e da sua militância, respirando através da precária oxigenação de seus mandatos estaduais, federais e dos executivos municipais prestes a virarem pó ao fim dessas eleições.

    Apesar da população identificar o PT ainda como seu representante, fato que está muito mais atrelado a dinâmica nacional ligada aos governos do ex-presidente Lula e da presidente Dilma, que de longe foram e são melhores que os de Sarney, Collor e Fernando Henrique, apesar de bastante acanhados se comparados com o programa petista da década de 1990. A mesma população, principalmente a Belemense, não transfere essa confiança às lideranças petistas, tanto é verdade que já se está no final da campanha e Ana Júlia está proibida de sequer apontar o desconhecido e inexpressivo Alfredo Costa, como o seu candidato em Belém. Como nenhum de seus deputados, também inexpressivos na capital, apareceram ou são citados pela campanha invisível de Alfredinho Costa.

    E o mais curioso nessa campanha petista é que a coordenação do PT e da campanha definiu como prioridade lutar e disputar a sua militância petista, os filiados e simpatizantes com o ex-Petista Edmilson (hoje candidato pelo PSOL). Triste fim de um Partido dos Trabalhadores nestas eleições 2012, e o pior é disputar sua militância, seus filiados e simpatizantes não para garantir votos para o Alfredinho Costa, mas sim para o Priante (do PMDB e de Jáder Barbalho) no segundo turno, que estratégia é essa? Ela interessa aos Trabalhadores de Belém? O que está por traz dessa posição da direção petista? Será um revanchismo pela derrota de 2010?

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

A História do Hospital Psiquiátrico “Juliano Moreira”

O Arquivo Público do Estado do Pará lançou um livro chamado História, Loucura e Memória, que trata do acervo do Hospital Psiquiátrico Juliano Moreira. O livro está belíssimo e é uma parceria da SECULT com a SESPA, contém uma exposição de fotos do hospital e tem uma coletânea de textos. Traz também o fundo documental do Hospital Juliano Moreira que é um belo instrumento de pesquisa. Comprem, pois valerá a pena conhecer um pouco de nossa História e das Histórias dos nossos "loucos". O Hospital Psiquiátrico “Juliano Moreira” tem origem no antigo hospício de alienados, fundado em 19 de julho de 1892, localizado no Bairro do Marco da Légua. Em 1937, passou a denominar-se “Juliano Moreira” em homenagem ao psiquiatra baiano que contribuiu significativamente com a psiquiatria no Brasil. Sua trajetória de quase 100 anos (1892-1989) confunde-se com a trajetória da própria medicina psiquiátrica no Estado do Pará, seus avanço e recuos. Como instituição asilar, está incluído na série de r

A derrota de Ana Júlia e a esquerda no Pará II.

Ontem, foi dia de preparar os últimos detalhes da prestação de contas para o TRE e eu fiquei muito ocupada com esta tarefa, acabei por não terminar minha avaliação. Hoje é dia de finados, vou visitar minha avó, dona Rosa que morreu em 14 de novembro passado, e vou tentar fazer mais uma parte da avaliação.  Conversei com o presidente do PT, e ele me disse que o processo de avaliação vai começar, que todos devem participar. Perguntei também sobre o pedido de novas eleições para o senado, e ele me informou que agora, passado o segundo turno, o PT vai analisar a questão e tomará uma posição rápida. Continuando a avaliação iniciada ontem, quero dizer que o PT no Pará fecha um ciclo de ascensão e inicia um período de refluxo. Hoje, a perda do governo do Estado fecha uma acumulo de forças, e o PT no Pará terá de repensar seus rumos e suas estratégias.  Vamos à avaliação.  A pergunta que devemos responder é múltipla, tem varias respostas. A pergunta da perda, é de fácil resposta, e de difícil

A derrota de Ana Júlia e da esquerda no Pará.

Ontem à noite tivemos o resultado final das eleições no Pará, nela Simão Jatene obteve 1.860.799 (55,74%) e Ana Júlia 1.477.609 (44,26%), uma diferença de mais de 383 mil votos.  No primeiro turno, a diferença de Jatene para Ana foi de 452 mil votos, uma diminuição  de 69 mil na diferença do primeiro para o segundo turno.  O que podemos dizer é que os votos de Jatene estavam bem consolidados em cima da rejeição do governo. Esta eleição acabará sendo computada como uma derrota de toda a esquerda, mas a minha avaliação, é que é um julgamento da população feito da gestão de Ana Júlia. Em  2006, Ana teve 1.673.648, ou seja, em 2010 ela obteve 196,039 mil votos a menos que em 2006, quando concorreu com Almir Gabriel. No mesmo ano Lula alcançou 1.840.154 e ganhou de Alckimin por 619,59 mil votos. Com apenas um pequeno decréscimo, houve o voto casado entre Ana e Lula. E ambos ganharam as eleições. Já em 2010, Dilma quase mantém a votação de Lula, a candidata conseguiu 1.791.443 (53,20%) e Ser