Pular para o conteúdo principal

As pesquisas eleitorais para prefeito de Belém

As pesquisas eleitorais de ontem, demonstram uma estabilidade, com leve tendencia de crescimento do candidato Edmilson Rodrigues (PSOL). Na pesquisa do Diário do Pará, o candidato do PSOL está com 50% do votos válidos, se considerarmos a margem de erro, ele  fica entre 47 a 53%. Os votos de Edmilson parecem estar bastante consolidados.  Já na pesquisa do O Liberal, Edmilson oscila entre 50,5% e 43,5%. 

A briga maior está na segunda posição, Priante e Zenaldo, disputam palmo a palmo um possível segundo turno. A candidatura do PSDB está embalada pela aprovação do governo Jatene. Zenaldo colou sua imagem na do governador e com isso colhe os dividendos políticos. Ele tem um bom programa de TV e as inserções estão dando conta do recado, estão transmitindo a mensagem e atingindo ao público, é uma comunicação bem direta e popular (graças ao jingle), sem rodeios.

Priante tem a seu favor, ter sido candidato a prefeito de Belém, e com isso uma votação cativa, que oscila entre 11 a 15%. O programa de TV não está ajudando, passa uma imagem de candidato ...... muito sereno , o problema é que está sereno demais, não é o perfil do Priante, e seu eleitor. Esta história de Priante paz e amor não está colando.

Anivaldo Vale tem duas ancoras que puxam a candidatura para baixo, uma é a rejeição da administração do prefeito Duciomar Costa, que ainda é alta, a outra é o "calcanhar de Aquiles" da gestão do atual prefeito, que é a saúde. Já o programa eleitoral do Anivaldo melhorou, aceleraram a edição que esta com mais ritmo, o que compensa um pouco o "nível de energia" do candidato de Duciomar.

A candidatura de Jordy retrata o nível de investimento e a média de 5% que ele tem mantido na pesquisa, também é de um público, seu, é uma votação pessoal. A candidatura de Jordy foi prejudicada pelo vídeo publicado na rede social do YOUTUBE, pelo abandono do governador a sua candidatura, e pela falta de recursos financeiros, este último item é reflexo  dele, Jordy, não ser o candidato do governador e de seu baixo desempenho nas pesquisas. Repito, a votação de Jordy é pessoal, de seu público cativo, que ele construiu.

Jeferson Lima tem uma performance midiática e com isso arregimenta alguns votos. Já Alfredo Costa paga pela imagem construída pela última administração petista. 

Vamos ver as próximas pesquisas, mas Edmilson está com uma situação estável.




Comentários

  1. O José Priante já fez muito por nós belenenses! Pra quem ainda não conhece o trabalho dele, ele foi relator do orçamento da união e conseguiu verbas pra investir em infraestrutura e melhorar as condições de Belém. Por isso eu acho que chegou a vez dele ser prefeito, sei que ele ainda pode fazer muito mais por nós.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se o Priante for para o segundo turno c o Edmilson nem o Jordy nem o Zenaldo vão apoia-lo verdadeiramente podem até aparecerem em fotos e filmagens, mas de verdade verdadeira até as pedras da rua sabem q não.

      A menos que o Jatene tenha um Ministério da Cultura pra dar pro Jordy e outro pra dar pro Zenaldo.

      Excluir
  2. Vocês viram uma pesquisa que confirma o Priante no segundo turno? Eu acredito nele, confio no trabalho dele, e sei que ele tem grandes chances de ser o futuro prefeito de Belém. Só assim a cidade vai voltar a funcionar, já são 16 anos de descaso com a nossa cidade. Agora é Priante!

    ResponderExcluir
  3. Eu sou belenense e eu vejo a cidade abandonada, uma vergonha na educação, saúde, segurança, tudo. Uma vergonha o que esse “Edmilson Rodrigues” fez com Belém. Quero mudanças já, to com o Priante!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. PARA VC QUE TÁ ESQUECIDO .........O EDMILSON NÃO É PREFEITO HÁ QUASE 8 ANOS, QUEM ESTÁ DEIXANDO BELÉM ASSIM É O PREFEITO DUCIOMAR. SE O EDMILSON DEIXOU PROBLEMAS O DUCIOMAR PIOROU. CERTO?

      Excluir
  4. Vou concordar com os comentário acima, mas principalmente no que se refere a esse "novo" perfil do Priante. É justamente o que eu queria ver de todos os candidatos, mostrando suas propostas e fazendo suas campanhas em tom sereno. Receio que candidatos como o Priante estão em falta ultimamente.

    ResponderExcluir
  5. Isso é uma verdade, Bernardo ! queria ver todos os candidatos com esse perfil do Priante. um exemplo a ser seguido !!

    ResponderExcluir
  6. o numero do priante deveria ser 20% e não 15,kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

A História do Hospital Psiquiátrico “Juliano Moreira”

O Arquivo Público do Estado do Pará lançou um livro chamado História, Loucura e Memória, que trata do acervo do Hospital Psiquiátrico Juliano Moreira. O livro está belíssimo e é uma parceria da SECULT com a SESPA, contém uma exposição de fotos do hospital e tem uma coletânea de textos. Traz também o fundo documental do Hospital Juliano Moreira que é um belo instrumento de pesquisa. Comprem, pois valerá a pena conhecer um pouco de nossa História e das Histórias dos nossos "loucos". O Hospital Psiquiátrico “Juliano Moreira” tem origem no antigo hospício de alienados, fundado em 19 de julho de 1892, localizado no Bairro do Marco da Légua. Em 1937, passou a denominar-se “Juliano Moreira” em homenagem ao psiquiatra baiano que contribuiu significativamente com a psiquiatria no Brasil. Sua trajetória de quase 100 anos (1892-1989) confunde-se com a trajetória da própria medicina psiquiátrica no Estado do Pará, seus avanço e recuos. Como instituição asilar, está incluído na série de r

A derrota de Ana Júlia e a esquerda no Pará II.

Ontem, foi dia de preparar os últimos detalhes da prestação de contas para o TRE e eu fiquei muito ocupada com esta tarefa, acabei por não terminar minha avaliação. Hoje é dia de finados, vou visitar minha avó, dona Rosa que morreu em 14 de novembro passado, e vou tentar fazer mais uma parte da avaliação.  Conversei com o presidente do PT, e ele me disse que o processo de avaliação vai começar, que todos devem participar. Perguntei também sobre o pedido de novas eleições para o senado, e ele me informou que agora, passado o segundo turno, o PT vai analisar a questão e tomará uma posição rápida. Continuando a avaliação iniciada ontem, quero dizer que o PT no Pará fecha um ciclo de ascensão e inicia um período de refluxo. Hoje, a perda do governo do Estado fecha uma acumulo de forças, e o PT no Pará terá de repensar seus rumos e suas estratégias.  Vamos à avaliação.  A pergunta que devemos responder é múltipla, tem varias respostas. A pergunta da perda, é de fácil resposta, e de difícil

A derrota de Ana Júlia e da esquerda no Pará.

Ontem à noite tivemos o resultado final das eleições no Pará, nela Simão Jatene obteve 1.860.799 (55,74%) e Ana Júlia 1.477.609 (44,26%), uma diferença de mais de 383 mil votos.  No primeiro turno, a diferença de Jatene para Ana foi de 452 mil votos, uma diminuição  de 69 mil na diferença do primeiro para o segundo turno.  O que podemos dizer é que os votos de Jatene estavam bem consolidados em cima da rejeição do governo. Esta eleição acabará sendo computada como uma derrota de toda a esquerda, mas a minha avaliação, é que é um julgamento da população feito da gestão de Ana Júlia. Em  2006, Ana teve 1.673.648, ou seja, em 2010 ela obteve 196,039 mil votos a menos que em 2006, quando concorreu com Almir Gabriel. No mesmo ano Lula alcançou 1.840.154 e ganhou de Alckimin por 619,59 mil votos. Com apenas um pequeno decréscimo, houve o voto casado entre Ana e Lula. E ambos ganharam as eleições. Já em 2010, Dilma quase mantém a votação de Lula, a candidata conseguiu 1.791.443 (53,20%) e Ser