Pular para o conteúdo principal

Acordo regulariza obras do BRT



Acordo regulariza obras do BRT (Foto: Diário do Pará)
Pilar da obra será afastado e Cosanpa vai retirar ação na justiça (Foto: Diário do Pará)
Um acordo fechado na manhã de ontem entre Prefeitura Municipal deBelém (PMB) e Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa) parece pôr fim ao impasse em relação ao andamento das obras do BRT (sigla em inglês para ônibus rápido) na área do anel viário do entrocamento.
Após reunião na quinta-feira (27) e visita às obras na manhã de ontem (28), Governo e Prefeitura decidiram elaborar um termo de compromisso que deverá ser entregue à Justiça do Estado do Pará na próxima segunda-feira.
No documento, a prefeitura compromete-se a, no prazo máximo de 60 dias, deslocar em três metros da adutora da Cosanpa, um dos pilares de sustentação do elevado em construção (que hoje está a apenas 30 centímetros da estrutura). A Cosanpa, por sua vez, garante que a partir da assinatura de cumprimento do acordo, pedirá a suspensão da liminar que impede o andamento das obras naquele trecho.
Os detalhes foram fechados durante a visita dos técnicos que, de acordo com a assessoria da Unidade de Gerenciamento de Projetos Especiais (UGPE) foi fechada à imprensa. A partir dessa assinatura, as partes garantem que não haverá nenhum prejuízo ao abastecimento de água para as cerca de 350 mil pessoas que vivem no entorno da obra.

PARALISAÇÃO
O pedido judicial de paralisação das obras do BRT no trecho localizado no anel viário do Entroncamento feito esta semana levou em consideração aspectos técnicos. A discussão começou em janeiro, quando a Prefeitura de Belém solicitou à Cosanpa o cadastro de água e esgoto da área do Entroncamento, já considerando a implantação do BRT.
Em julho, o surgimento das primeiras reclamações de moradores sobre a falta de água no bairro Castanheira levou a um visita técnica da Cosanpa ao local que acabou constatando além da causa do problema (o corte de uma rede de distribuição de 100 milímetros feita sem autorização dentro do canteiro de obras), a construção de um pilar de sustentação do elevado muito próximo a adutora de 900 milímetros, responsável pelo abastecimento de água de parte de Belém, Ananindeua e, futuramente, com a conclusão das obras do PAC 2, Marituba.
Esses problemas originaram a ação na Justiça sob justificativa de possível inviabilidade de intervenções emergenciais para substituições ou reparos na rede de distribuição de água para a área.

Ônibus faz viagem experimental

A partir das 10h, será realizada mais um viagem experimental feita por um dos ônibus que integram o sistema Bus Rapid Transit - BRT. A primeira viagem experimental aconteceu ontem à noite, no corredor da Almirante Barroso. O coletivo, com capacidade para 171 passageiros, chegou à Belém na semana passada.
A demonstração de hoje também será feita no corredor expresso da Almirante, partindo da estação da travessa Perebebuí, próximo ao Bosque Rodrigues Alves.
Na presença do Prefeito Duciomar Costa e da gerente da Unidade Gestora de Projetos Especiais da PMB, Suely Pinheiro, serão apresentados os motoristas que estão sendo qualificados para operar os ônibus especiais, o sistema de sincronização dos semáforos para o trânsito do BRT e a estrutura das estações de embarque e desembarque de passageiros. Representantes de universidades públicas e privadas e das diversas esferas do poder público também participam da programação.
Esta viagem experimental ocorre nove meses após o início das obras de implantação do Sistema BRT.
De acordo com a prefeitura, o BRT Belém vai ter dois corredores expressos capazes de diminuir em até 60% o tempo de viagem, e assim desafogar o trânsito de Belém nas avenidas Almirante Barroso e Augusto Montenegro. São esses os principais objetivos do sistema que começa a ser implantado no mês de outubro em Belém. O projeto também contempla a avenida Augusto Montenegro, cujas obras estão previstas para serem entregues até o final de 2013.
(Diário do Pará)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A História do Hospital Psiquiátrico “Juliano Moreira”

O Arquivo Público do Estado do Pará lançou um livro chamado História, Loucura e Memória, que trata do acervo do Hospital Psiquiátrico Juliano Moreira. O livro está belíssimo e é uma parceria da SECULT com a SESPA, contém uma exposição de fotos do hospital e tem uma coletânea de textos. Traz também o fundo documental do Hospital Juliano Moreira que é um belo instrumento de pesquisa. Comprem, pois valerá a pena conhecer um pouco de nossa História e das Histórias dos nossos "loucos". O Hospital Psiquiátrico “Juliano Moreira” tem origem no antigo hospício de alienados, fundado em 19 de julho de 1892, localizado no Bairro do Marco da Légua. Em 1937, passou a denominar-se “Juliano Moreira” em homenagem ao psiquiatra baiano que contribuiu significativamente com a psiquiatria no Brasil. Sua trajetória de quase 100 anos (1892-1989) confunde-se com a trajetória da própria medicina psiquiátrica no Estado do Pará, seus avanço e recuos. Como instituição asilar, está incluído na série de r

A derrota de Ana Júlia e a esquerda no Pará II.

Ontem, foi dia de preparar os últimos detalhes da prestação de contas para o TRE e eu fiquei muito ocupada com esta tarefa, acabei por não terminar minha avaliação. Hoje é dia de finados, vou visitar minha avó, dona Rosa que morreu em 14 de novembro passado, e vou tentar fazer mais uma parte da avaliação.  Conversei com o presidente do PT, e ele me disse que o processo de avaliação vai começar, que todos devem participar. Perguntei também sobre o pedido de novas eleições para o senado, e ele me informou que agora, passado o segundo turno, o PT vai analisar a questão e tomará uma posição rápida. Continuando a avaliação iniciada ontem, quero dizer que o PT no Pará fecha um ciclo de ascensão e inicia um período de refluxo. Hoje, a perda do governo do Estado fecha uma acumulo de forças, e o PT no Pará terá de repensar seus rumos e suas estratégias.  Vamos à avaliação.  A pergunta que devemos responder é múltipla, tem varias respostas. A pergunta da perda, é de fácil resposta, e de difícil

A derrota de Ana Júlia e da esquerda no Pará.

Ontem à noite tivemos o resultado final das eleições no Pará, nela Simão Jatene obteve 1.860.799 (55,74%) e Ana Júlia 1.477.609 (44,26%), uma diferença de mais de 383 mil votos.  No primeiro turno, a diferença de Jatene para Ana foi de 452 mil votos, uma diminuição  de 69 mil na diferença do primeiro para o segundo turno.  O que podemos dizer é que os votos de Jatene estavam bem consolidados em cima da rejeição do governo. Esta eleição acabará sendo computada como uma derrota de toda a esquerda, mas a minha avaliação, é que é um julgamento da população feito da gestão de Ana Júlia. Em  2006, Ana teve 1.673.648, ou seja, em 2010 ela obteve 196,039 mil votos a menos que em 2006, quando concorreu com Almir Gabriel. No mesmo ano Lula alcançou 1.840.154 e ganhou de Alckimin por 619,59 mil votos. Com apenas um pequeno decréscimo, houve o voto casado entre Ana e Lula. E ambos ganharam as eleições. Já em 2010, Dilma quase mantém a votação de Lula, a candidata conseguiu 1.791.443 (53,20%) e Ser