Nova pesquisa Doxa para prefeito de Belém - Intenção de voto


Do Blog: A pesquisa está registrada no TRE. Tomamos conhecimento e estou publicando, inclusive com os textos originais da apresentação. Coloquei a disposição a pesquisa, para quem quiser baixar.
--------

Depois de quase um mês da primeira pesquisa (8 a 12 julho), o eleitor começou a se familiarizar um pouco mais com as candidaturas postas e oficializadas pelas convenções, sofrendo as influências das primeiras ações de campanhas, mesmo que ainda tímidas, quer seja pelas dificuldades financeiras ou pelo mês de férias que envolve uma parcela significativa da população da Capital.


Passado o mês das férias, o eleitor volta sua atenção às eleições, com os indecisos diminuindo da primeira para a segunda pesquisa 26% p.p. e todos os dez  candidatos aumentaram seus espaços nas mentes dos eleitores, como o Edmilson que subiu 13,7%, o Priante subiu 3,4%, Zenaldo 3,0%,  Jordy 2,6% e assim por diante, conforme gráfico seguinte.



INTENÇÃO DE VOTO PARA PREFEITO (ESPONTÂNEA)


INTENÇÃO DE VOTO PARA PREFEITO (ESTIMULADA)


Na intenção estimulada, o posicionamento do eleitor começa a mostrar que o feixe de forças contraditórias das diversas campanhas colocadas em disputa, leva as pessoas a repensar algumas opiniões e preferências iniciais, em função da campanha aberta ou dos movimentos feitos nos “subterrâneos” da política.
Uma parcela dos eleitores que já tinham manifestado uma preferência inicial, “pediram” um tempo maior para buscar mais informações, pensar e decidir que projeto se afina melhor com os seus anseios e sonhos, movimento presente no crescimento dos indecisos e dos votos brancos e nulos, contrariando a Lei da Procrastinação.  
Em relação aos votos nominais, cinco candidatos oscilaram seus índices para baixo, Marcos Rego, Edmilson, Jordy, Alfredo Costa e Anivaldo Vale, três candidatos mantiveram seus índices no mesmo patamar, Priante, Leny Campelo e Jeferson Lima, e apenas dois candidatos oscilaram seus índices para cima que foi Sergio Pimentel, crescendo 0,3% e o Zenaldo que cresceu 1,0% p.p.





INTENÇÃO DE VOTOS – VOTOS VÁLIDOS
Em relação aos votos válidos, isto é, retiram-se brancos/nulos/indecisos, deixando apenas os votos nominais, conforme cálculos do TRE, o candidato do PSOL, Edmilson Rodrigues, na primeira pesquisa (julho) aparece com 51,5%; em agosto, ele diminui 4 décimos, ficando com 51,1%. Os demais candidatos somam na primeira pesquisa 48,5%; na segunda a soma chega a 48,9%. Significa dizer que se a eleição fosse hoje, Edmilson Rodrigues ganharia no primeiro turno. 




Baixe a pesquisa completa no link: 
https://docs.google.com/file/d/0B3wo_He4C3C5S09HQTB4TERrWkU/edit

10 comentários:

  1. Priante está sendo visto como algo novo em Belém. Ninguem quer andar pra trás e por isso que Edmilson caiu e Printe subiu pra 22 no IBOPE.

    ResponderExcluir
  2. Edmilson tá descendo já?
    Tambem pudera. Com uma militância agressiva dessas! Não se pode postar nada falando de edmilson que já te ameaçam...
    Outra coisa: Priante subiu pra 22. Vai acabar disparando..

    ResponderExcluir
  3. Essa pesquisa mostra 02 coisas: Que a disputa do 2º turno será entre Edmilson e Priante, e que, os votos do PT estão todos dormindo por enquanto no Edmilson, ou seja, o Edmilson está roubando os votos do PT, quando a bola rolar em campo, a partir do horário de televisão, será muito difícil, quase impossível o Edmilson não cair, pelo menos 10 pontos e o PT não subir também, pelo menos 10 pontos. Quer apostar?

    ResponderExcluir
  4. Estou vendo Priante com uma campanha bem jovem e com presença na WEB, coisas que não aconteciam antes. Subiu pra 22 no IBOPE e Edmilson caiu mais de 3 pontos. Tem muita agua pra rolar, mas estão os dois no segundo turno.

    ResponderExcluir
  5. Priante está com 22. Nunca ví ele neste patamar, mas temos de concordar que ele está falado na cidade. Deve mesmo ir pro segundo turno. Sinceramente? Agora é Priante

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já vi Priante neste patamar e bem mais alto em 2008:
      Pesquisa Eleições 2008 encomandada pela TV LIBERAL feita pelo IBOPE:

      Duciomar 46%
      PRIANTE 43%
      Brancos e Indecisos: 11%

      Simplesmente Duciomar deu um BANHO DE ÁGUA QUENTE E FERVENDO COM SBÃO EM PÓ NO PRIANTE. sE ALGUÉM TEM DÚVIDA É SÓ LINKAR N ABAIXO NA PÁGINA DO uol de 2008. e NO SITE DO TRE-PA QUE MOSTRA O RESULTADO DAS ELEIÇÕES.

      http://eleicoes.uol.com.br/2008/pesquisas/belem/ibope/belem_121008_ibope.jhtm

      Excluir
  6. Edmilson é aquilo que sabemos, mas acho que o pessoal crê que agora é a vez do Priante. Muita gente diz que se arrependeu de ter eleito Dulcimar no lugar do Priante. Só vejo placas com Agora é Priante por Belem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. EU AXO Q TU É DO PT.

      Excluir
    2. ABAIXO ESTÁ O RESULTADO OFICIAL DO TREPA DO PRIMEIRO TURNO: DUCIOMAR TEM O DOBRO DE VOTOS DE PRIANTE.

      Justiça Eleitoral/ Página 1 de 2
      08/10/2008
      14:52:49
      Sistema de Gerenciamento
      Eleições 2008
      OFICIAL 1º turno

      04278 - BELÉM 961.232 2.321 75 2.246 35
      Cargo: Prefeito
      Candidato Votos Class. % Válidos % Comparecimento
      *14 - DUCIOMAR GOMES DA COSTA 255.525 1º 35,15 32,67
      *15 - JOSÉ BENITO PRIANTE JUNIOR 138.379 2º 19,03 17,69


      AGORA O RESULTADO OFICIAL DO TRE-PA PARA O 2º TURNO SEM COMENTÁRIOS O DUCIMAR GANHOU E BONITO


      Excluir
  7. A gestão de EDMILSON PREFEITO foi marcada por importantes projetos para a cidade, o que rendeu a Edmilson inúmeros prêmios nacionais e internacionais. Entre o mais de 50 prêmios está o de Prefeito Criança por dois anos consecutivos, concedido pela ONU, pelo projeto Sementes do Amanhã que retirava as crianças da área de depósito de lixo dando apoio social, financeiro, educacional e profissional, para toda a família. Entre outros mais importantes projetos esteve a Escola Circo, Bolsa Família de um salário mínimo, Banco Municipal do Povo e Família Saudável.

    Entre as obras mais importantes está a macrodrenagem do Tucunduba, orla Ver-o-Rio e de Icoarací, reforma da Feira do Ver-o-Peso, Pronto-Socorro do Guamá, prolongamento da João Paulo II, asfaltamento da Augusto Montenegro e implantação de projeto cicloviário nas principais vias da cidade.

    ResponderExcluir

Blogger Template Mais Template - Author: Papo De Garota