ALEPA irá realizar audiência sobre arquivo Público do Estado do Pará

O arquivo Público do Estado do Pará é um órgão centenário, e é responsável por guardar a memória de nosso estado, são mais de 4 milhões de documentos, que são fontes primárias de pesquisa de Historiadores, estudantes e daqueles que pesquisam o historiografia de nosso Estado.   Deveria ser um espaço "respeitado" e que primasse pela segurança dos documentos que estão sob sua guardar, mas infelizmente não é esta a realidade.

O Principio de Incêndio

Só para ilustrar a realidade do Arquivo Público do Estado do Pará (APEP), no dia 18 de maio, um curto circuito poderia ter queimado parte dos documentos, destruindo assim  nossa História. Este acidente motivou uma denuncia, aliás, um desabafo emocionado da funcionária Ethel Valentina Soares, que colocou nas redes sociais os problemas enfrentados pelo funcionários do APEP. Após as denuncias da servidora, houve uma grande mobilização de pesquisadores, professores, historiadores, alunos de vários cursos e de pessoas ligadas a preservação de nosso patrimônio.

Em  defesa do Arquivo Público do Estado do Pará 

Em 30 de maio de 2012, realizamos  ato em defesa do Arquivo Público do Estado do Pará, que contou com a presença de cerca de 200 pessoas. O ato foi em frente ao centenário prédio. Entre os encaminhamentos propostos durante o ato, ficou definido  a realização de uma reunião conjunta com a comissão de Cultura da ALEPA, que é presidida pelo deputado Eliel Faustino.

Eu e professora Adriana Coimbra

Reunião com o deputado Eliel Faustino - comissão de Cultura 
Solicitamos audiência com a comissão de Cultura, em documento assinado pela professora Adriana Coimbra ( ANPHU - Seção Pará), por mim, Professora Edilza Fontes ( Faculdade de História), pelo pro-reitor da UFPA, Professor Fernando Arthur (ARQPEP) e por Lélia Fernandes (Forúm de Cultura de Belém).  Fomos recebidos pelo deputado no dia 11 de junho, quando foi encaminhada a realização de Audiência Publica na ALEPA.


audiência Pública

Após estas movimentações, conseguimos a realização de uma Audiência Publica, a ser realizada na ALEPA, no próximo dia 27 de agosto, às 14h, no Salão Plenário Neuton Miranda na Assembleia Legislativa. 

0 comentários:

Postar um comentário

Blogger Template Mais Template - Author: Papo De Garota