Pular para o conteúdo principal

Paraguai: quem ganha?


Uma certeza tenho, quem perde. Com o golpe branco dado pela direita paraguaia, perde a democracia paraguaia, a Unasul, o Mercosul e, principalmente, o povo paraguaio. Povo sofrido e maltratado pelos seus governantes. Povo que sonha, mas cujo sonho é adiado. Sempre jogado para frente, para cada vez mais longe.
Horas depois do golpe foi possível visualizar as reações de vários governantes: Rafael Correa, do Equador; Hugo Chávez, da Venezuela; Cristina Fernandez, da Argentina, e Evo Morales, da Bolívia, veementemente condenaram o golpe e disseram não reconhecer o novo (muito antigo) governo do Paraguai. Antigo no modo de chegar ao poder: golpe na democracia. O “novo” governo chega como os de antigamente sempre chegaram: nos braços da elite (políticos, fazendeiros e empresários). Federico Franco (sobrenome sugestivo), o vice que assumiu, é membro de confiança da oligarquia local. A mesma oligarquia que deu suporte à ditadura de Alfredo Stroessner (1954-89). Não é do mesmo partido, mas o que interessa é que é da mesma classe.
O Brasil reagiu com muita cautela (tinha que ser um pouco mais agressivo), como é próprio da diplomacia brasileira, dizendo que ia analisar que posição tomar após ouvir os países que compõem a Unasul. Disse também que “não tomará medidas que prejudiquem o povo irmão do Paraguai”. Importante e louvável preocupação. Mas como impor sanções aos golpistas sem prejudicar o povo? Há que buscar meios.
Quem ganha são os Estados Unidos
Os EUA, como fizeram por ocasião do golpe em Honduras, imediatamente colocaram panos quentes para tentar tirar proveito do impeachment de Fernando Lugo. Primeiro, negam que tenham estimulado o golpe. Negarão, até o dia em que os arquivos serão abertos para os estudiosos, ou antes, se alguém vazar para o Wikileaks. Negam ter estimulado o golpe, mas foram os primeiros a reconhecer o “novo” governo.
É sabido que nos últimos anos os EUA perderam influência na América do Sul e hoje vivem esperando uma brecha para agir. O golpe na democracia ocorrido no Paraguai pode ser a brecha esperada. Conforme afirma o jornalista Luiz Carlos Azenha, “não é pouco o que Washington pode obter: um parceiro dentro do Mercosul” (“O que os Estados Unidos podem ganhar com o golpe no Paraguai”, Viomundo, 23 de junho de 2012).
Lembro aqui dois fatos (poderia lembrar mais) que demonstram o interesse da elite paraguaia de se entregar nos braços dos ianques. O Paraguai está localizado no coração da América do Sul e nesta região, chamada Chaco, os EUA tem um aeroporto em Mariscal Estigarribia. Muito recentemente, o Paraguai permitiu manobras militares americanas usando este aeroporto.
Após os parlamentos de Argentina, Brasil e Uruguai aprovarem a entrada da Venezuela no Mercosul, o Congresso paraguaio, dominado pela elite de direita, sempre de olho no que pode levar vantagem, segurou por quatro anos o acordo, não o votando até o momento. Há informação de que o acordo foi segurado a pedido dos EUA.
Lembro novamente o artigo “O que os Estados Unidos podem ganhar com o golpe no Paraguai” (23 de junho de 2012), de Luiz Carlos Azenha. Ele chama a atenção para um fato importante: há uma grande extensão de terra agriculturável na região do Chaco paraguaio. Região totalmente vazia e na qual Washington pode obter condições favoráveis para a expansão do agronegócio. Uma das preocupações das empresas multinacionais, como Monsanto, Cargill, Bunge, Basf, entre outras, é a segurança jurídica. Segurança jurídica para essas empresas não é sinônimo de democracia, mas sim de garantia de seus negócios. As ditaduras garantem melhor esse tipo de negócio. Ditaduras impedem contestação. “Elas querem a garantia de que seus investimentos não correm risco. É óbvio que Fernando Lugo, a esquerda e os sem-terra do Paraguai oferecem risco a essa associação entre o agronegócio e o capital internacional”, explica Azenha.
Vários golpes no mundo, principalmente na América do Sul, foram patrocinado pelos EUA, para ajudar suas empresas. Não é impossível que outro tenha ocorrido. Neste caso não só para ajudar empresas privadas norte-americanas, mas também para interromper o processo de integração sul-americana com grande hegemonia política do Brasil.
Luiz Carlos Azenha, em outro texto (“El Pulpo trocou de nome, mas continua atacando”, Viomundo, 24 de junho de 2012) afirma que “do ponto de vista de Washington, o Paraguai é um valioso peão para colocar pedras no caminho do Mercosul, da Unasul e de todos os organismos multilaterais regionais que excluam os Estados Unidos…”.
Tenho certeza: se os países do Mercosul e da Unasul não souberem jogar esse jogo, quem mais ganhará serão os Estados Unidos.
Congresso em Foco

Comentários

  1. Quando foi o mesmo conta Collor, onde andava mesmo odo Dr. Rosinha????

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

A História do Hospital Psiquiátrico “Juliano Moreira”

O Arquivo Público do Estado do Pará lançou um livro chamado História, Loucura e Memória, que trata do acervo do Hospital Psiquiátrico Juliano Moreira. O livro está belíssimo e é uma parceria da SECULT com a SESPA, contém uma exposição de fotos do hospital e tem uma coletânea de textos. Traz também o fundo documental do Hospital Juliano Moreira que é um belo instrumento de pesquisa. Comprem, pois valerá a pena conhecer um pouco de nossa História e das Histórias dos nossos "loucos". O Hospital Psiquiátrico “Juliano Moreira” tem origem no antigo hospício de alienados, fundado em 19 de julho de 1892, localizado no Bairro do Marco da Légua. Em 1937, passou a denominar-se “Juliano Moreira” em homenagem ao psiquiatra baiano que contribuiu significativamente com a psiquiatria no Brasil. Sua trajetória de quase 100 anos (1892-1989) confunde-se com a trajetória da própria medicina psiquiátrica no Estado do Pará, seus avanço e recuos. Como instituição asilar, está incluído na série de r

A derrota de Ana Júlia e a esquerda no Pará II.

Ontem, foi dia de preparar os últimos detalhes da prestação de contas para o TRE e eu fiquei muito ocupada com esta tarefa, acabei por não terminar minha avaliação. Hoje é dia de finados, vou visitar minha avó, dona Rosa que morreu em 14 de novembro passado, e vou tentar fazer mais uma parte da avaliação.  Conversei com o presidente do PT, e ele me disse que o processo de avaliação vai começar, que todos devem participar. Perguntei também sobre o pedido de novas eleições para o senado, e ele me informou que agora, passado o segundo turno, o PT vai analisar a questão e tomará uma posição rápida. Continuando a avaliação iniciada ontem, quero dizer que o PT no Pará fecha um ciclo de ascensão e inicia um período de refluxo. Hoje, a perda do governo do Estado fecha uma acumulo de forças, e o PT no Pará terá de repensar seus rumos e suas estratégias.  Vamos à avaliação.  A pergunta que devemos responder é múltipla, tem varias respostas. A pergunta da perda, é de fácil resposta, e de difícil

A derrota de Ana Júlia e da esquerda no Pará.

Ontem à noite tivemos o resultado final das eleições no Pará, nela Simão Jatene obteve 1.860.799 (55,74%) e Ana Júlia 1.477.609 (44,26%), uma diferença de mais de 383 mil votos.  No primeiro turno, a diferença de Jatene para Ana foi de 452 mil votos, uma diminuição  de 69 mil na diferença do primeiro para o segundo turno.  O que podemos dizer é que os votos de Jatene estavam bem consolidados em cima da rejeição do governo. Esta eleição acabará sendo computada como uma derrota de toda a esquerda, mas a minha avaliação, é que é um julgamento da população feito da gestão de Ana Júlia. Em  2006, Ana teve 1.673.648, ou seja, em 2010 ela obteve 196,039 mil votos a menos que em 2006, quando concorreu com Almir Gabriel. No mesmo ano Lula alcançou 1.840.154 e ganhou de Alckimin por 619,59 mil votos. Com apenas um pequeno decréscimo, houve o voto casado entre Ana e Lula. E ambos ganharam as eleições. Já em 2010, Dilma quase mantém a votação de Lula, a candidata conseguiu 1.791.443 (53,20%) e Ser