Pular para o conteúdo principal

“Governo é omisso”, diz filho de Vladimir Herzog


Vladimir Herzog: família 
quer que o Estado reconheça que
 o jornalista foi assassinado pela ditadura militar
Quando o jornalista da TV Cultura Vladimir Herzog foi torturado e morto pelos órgãos de repressão da ditadura militar, em outubro de 1975, um de seus dois filhos, Ivo, tinha nove anos. Então diretor de Jornalismo da emissora, Vlado, como era chamado pelos mais próximos, preparava um projeto para uma de suas paixões, o cinema: “Antônio Conselheiro”, sobre o líder da insurreição de Canudos (Alagoas). O filme já tinha até plano de produção pronto, e seria uma detalhada peça de resgate histórico do Brasil Império. “Não lhe deram tempo”, diz o redator do texto sobre Herzog registrado na página do Instituto Vladimir Herzog, capitaneado por Ivo.

Quase 40 anos depois, em 9 de dezembro passado, o instituto recebeu da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República o prêmio de Direitos Humanos, na categoria “Verdade e memória”, por uma compilação de depoimentos de jornalistas e jornais que, entre 1964 e 1979, ousaram se insurgir contra o arbítrio. A condecoração, no entanto, contrasta com a recusa do governo brasileiro, em junho deste ano, em reabrir ação criminal, expedida em outubro de 1978 pelo juiz federal Márcio Moraes, sobre as circunstâncias da morte de Vladimir Herzog. Na decisão, que determina a apuração da autoria e das condições do homicídio, a União é responsabilizada pela morte de Herzog.

“O governo é omisso, sim, nesse caso. Hoje existem todas as condições políticas, todo um cenário político favorável para o governo rever essa posição e fazer a reabertura do caso, obedecendo a uma ordem internacional”, disse Ivo Herzog, em entrevista exclusiva concedida ao Congresso em Foco, referindo-se à condenação formalizada contra o Brasil pela Comissão Interamericana de Direitos Humanos da Organização dos Estados Americanos (OEA). O Brasil foi denunciado em março à corte internacional, como o havia sido, em 2010, pelas mortes decorrentes da Guerrilha do Araguaia (entre fins da década de 1960 e primeira metade da década seguinte).



Lei da Anistia
O governo brasileiro alegou a vigência da Lei da Anistia, promulgada em agosto de 1979, para não dar consecução aos casos Herzog e Araguaia. No documento remetido à OEA em defesa do Estado, o governo brasileiro menciona o apoio que dá ao instituto. A postura causou indignação a Ivo e a seus familiares, com ameaça de devolução do prêmio da Secretaria de Direitos Humanos ao governo – o que não chegou a acontecer. Ivo considerou “afrontosa” e “caluniosa” a alegação do governo, lembrando que o instituto é iniciativa de parentes e amigos, com apoio de empresas privadas e públicas.

No último dia 13 de julho, o requerimento de reabertura do caso foi apresentado à Comissão Nacional da Verdade. Na ocasião, a alteração do conteúdo do atestado de óbito do pai, disse Ivo, também foi requerida pelos advogados da família. No pedido de reabertura do caso, feito também àquela corte da OEA, a viúva de Vladimir, Clarice Herzog, volta a responsabilizar a União pelo que aconteceu ao jornalista.

Em 25 de junho, poucos dias depois de anunciada a recusa do governo, Ivo se reuniu com a ministra Maria do Rosário (Direitos Humanos), no Instituto Vladimir Herzog, em São Paulo. A ocasião, relatou o presidente da entidade, a ministra tentou explicar os termos da postura governamental, sem convencer a família Herzog. O filho de Vladimir Herzog lembra que a decisão do juiz Márcio Moraes não foi contestada à época, mas que o caso não foi devidamente acompanhado pela família, deixando-o sem avanço na esfera judicial. A luta agora é pelo cumprimento da sentença de 1978. Mas o encontro com a ministra foi “totalmente positivo”, disse Ivo, cujo pai se tornou um símbolo da luta contra o regime militar ao ser retratado com uma corda no pescoço, a 1,63m do chão, nas dependências do DOI-Codi (Destacamento de Operações de Informações – Centro de Operações de Defesa Interna).

Na entrevista abaixo, Ivo diz que a Comissão Nacional da Verdade (leia mais aqui), instalada em maio, é “mais poderosa” do que a Lei de Acesso à Informação, uma vez que pode convocar quem quiser para depor e tem acesso a documentos ultrassecretos, prerrogativas não descritas na nova legislação (leia tudo sobre o assunto).

“Na próxima semana deve entrar no ar o portal da Comissão [da Verdade], onde tudo vai ser publicado. Dessa maneira vai haver transparência no processo”, informou o diretor executivo do Instituto Vladimir Herzog, que espera um pedido oficial de desculpas por parte do governo brasileiro e o reconhecimento de que Vladimir foi assassinado, e não “suicidado”, como diz ironicamente sobre a versão oficial dos militares.

Para Ivo, que é formado em Engenharia Naval e Administração de Negócios e especialista em planejamento estratégico, a presidenta Dilma tem sido “formidável” em relação ao resgate histórico recente do país. Ela, porém, critica ele, esbarra na força da resistência das forças conservadoras que preservam os militares dos malfeitos praticadas nos chamados “anos de chumbo”. Sobre o pai, poucas palavras. “Eu tinha nove anos. São poucas lembranças. No circo, na praça, pescando. Lembranças de astronomia, fotografia, que ele curtia muito.”

Fonte: Congresso em Foco

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A História do Hospital Psiquiátrico “Juliano Moreira”

O Arquivo Público do Estado do Pará lançou um livro chamado História, Loucura e Memória, que trata do acervo do Hospital Psiquiátrico Juliano Moreira. O livro está belíssimo e é uma parceria da SECULT com a SESPA, contém uma exposição de fotos do hospital e tem uma coletânea de textos. Traz também o fundo documental do Hospital Juliano Moreira que é um belo instrumento de pesquisa. Comprem, pois valerá a pena conhecer um pouco de nossa História e das Histórias dos nossos "loucos". O Hospital Psiquiátrico “Juliano Moreira” tem origem no antigo hospício de alienados, fundado em 19 de julho de 1892, localizado no Bairro do Marco da Légua. Em 1937, passou a denominar-se “Juliano Moreira” em homenagem ao psiquiatra baiano que contribuiu significativamente com a psiquiatria no Brasil. Sua trajetória de quase 100 anos (1892-1989) confunde-se com a trajetória da própria medicina psiquiátrica no Estado do Pará, seus avanço e recuos. Como instituição asilar, está incluído na série de r

A derrota de Ana Júlia e a esquerda no Pará II.

Ontem, foi dia de preparar os últimos detalhes da prestação de contas para o TRE e eu fiquei muito ocupada com esta tarefa, acabei por não terminar minha avaliação. Hoje é dia de finados, vou visitar minha avó, dona Rosa que morreu em 14 de novembro passado, e vou tentar fazer mais uma parte da avaliação.  Conversei com o presidente do PT, e ele me disse que o processo de avaliação vai começar, que todos devem participar. Perguntei também sobre o pedido de novas eleições para o senado, e ele me informou que agora, passado o segundo turno, o PT vai analisar a questão e tomará uma posição rápida. Continuando a avaliação iniciada ontem, quero dizer que o PT no Pará fecha um ciclo de ascensão e inicia um período de refluxo. Hoje, a perda do governo do Estado fecha uma acumulo de forças, e o PT no Pará terá de repensar seus rumos e suas estratégias.  Vamos à avaliação.  A pergunta que devemos responder é múltipla, tem varias respostas. A pergunta da perda, é de fácil resposta, e de difícil

A derrota de Ana Júlia e da esquerda no Pará.

Ontem à noite tivemos o resultado final das eleições no Pará, nela Simão Jatene obteve 1.860.799 (55,74%) e Ana Júlia 1.477.609 (44,26%), uma diferença de mais de 383 mil votos.  No primeiro turno, a diferença de Jatene para Ana foi de 452 mil votos, uma diminuição  de 69 mil na diferença do primeiro para o segundo turno.  O que podemos dizer é que os votos de Jatene estavam bem consolidados em cima da rejeição do governo. Esta eleição acabará sendo computada como uma derrota de toda a esquerda, mas a minha avaliação, é que é um julgamento da população feito da gestão de Ana Júlia. Em  2006, Ana teve 1.673.648, ou seja, em 2010 ela obteve 196,039 mil votos a menos que em 2006, quando concorreu com Almir Gabriel. No mesmo ano Lula alcançou 1.840.154 e ganhou de Alckimin por 619,59 mil votos. Com apenas um pequeno decréscimo, houve o voto casado entre Ana e Lula. E ambos ganharam as eleições. Já em 2010, Dilma quase mantém a votação de Lula, a candidata conseguiu 1.791.443 (53,20%) e Ser