Pular para o conteúdo principal

CTBEL: Muita confusão e nenhum resultado na sessão da CMB


Muita confusão e nenhum resultado na sessão da CMB (Foto: )
Um dos projetos em pauta neste período extraordinário prevê a criação do Plano de Cargos Carreiras e Vencimentos dos funcionários da CTBel
  Quebra de acordo sobre a votação doprojeto que transforma a CTBel em autarquia gerou muita revolta
Thais corrêa e raimundo sena

A sessão que encerraria o período extraordinário na Câmara Municipal de Belém (CMB), ontem, acabou sendo suspensa por falta de quórum, sem que nenhum dos projetos em pauta fossem votados. Alegando que o presidente da casa, vereador Raimundo Castro (PTB) quebrou o acordo das lideranças, a oposição se retirou do plenário já no período da tarde. O presidente da CMB convocou nova reunião extraordinária para a próxima terça-feira.
Castro e o líder do governo Orlando Reis (PSD), teriam tentado quebrar o acordo com a oposição ao colocar em pauta o projeto que transforma a Companhia de Transportes do Município de Belém (CTBel) na Autarquia da Mobilidade Urbana (Amub) que deveria ficar de fora, conforme acordado anteriormente.
O vereador oposicionista Carlos Augusto Barbosa, líder do DEM, criticou o fato de o projeto estar na casa há 18 dias, mas somente ontem ter sido encaminhado para a Comissão de Justiça. Integrante da comissão, ele pediu vistas do projeto e disse que só vai devolvê-lo em agosto, depois do recesso.
Barbosa disse que o presidente da casa não vai conseguir aprovar o projeto “na marra”, como estaria querendo. Segundo ele, a CMB se encontra agora “num impasse político porque eles querem fazer tudo na marra, na hora que querem, fazendo graça da gente e da população”.
Castro tentou inverter a pauta para a votação do projeto e depois de suspender a sessão por uma hora, às 11h, tentou iniciar a votação do Plano Municipal de Educação, que seria o primeiro da pauta. “O que vemos aqui é um presidente que não cumpre a sua palavra, desonra a casa. Ontem podia, e hoje, depois de ordens, não pode mais. Isso é absurdo”, afirmou Otávio Pinheiro (PT).
Desta vez até parlamentares que não tinham ainda comparecido à convocatória marcaram presença, como foi o caso do vereador Ademir Andrade. “Sou contra o projeto da autarquia, mas vim votar o PCCV (Plano de Cargos Carreiras e Vencimentos da CTBel)e os demais planos. Já osempréstimos precisam de uma análise melhor”, .
A inversão de prioridade também indignou os presentes na galeria, que iniciaram um “apitaço”, gritando em coro pela votação do PCCV e soando os apitos por quase 40 minutos. A pressão deixou os vereadores da situação desconfortáveis e logo a maioria apresentou propostas para votar o PCCV.

COMISSÃO
Pressionado, o presidente explicou que a proposta ainda não passara pela Comissão de Administração Pública, mesmo estando há 18 dias na CMB. “Não podemos considerar um projeto sem parecer e quando a comissão nos enviar colocaremos na pauta para discussão”, garantiu. “Enquanto não tiver um consenso vou manter a convocação. Sozinho não respondo, não adianta tentar me colocar como culpado”.
Em resposta, os vereadores do referido grupo, entre ele Nemias Valentins (PSDB), se eximiram de qualquer responsabilidade em relação ao caso, afirmando que o projeto nunca chegou em suas mãos. “Não apontem o dedo pra mim e tenham paciência”, disse aos funcionários da CTBel, que vaiavam seu discurso.
Conscientes da desmoralização de mais um dia sem resultados, 18 vereadores permaneceram no local, dando quórum regimental. Por fim, a Comissão de Administração Pública se comprometeu a analisar o material e entregar uma orientação ainda no início da tarde. Assim, a sessão foi mais uma vez suspensa até as 15h. Quando retomou, já não havia quórum. O DIÁRIO tentou falar com Castro, na noite de ontem, mas não conseguiu.
(Diário do Pará)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A História do Hospital Psiquiátrico “Juliano Moreira”

O Arquivo Público do Estado do Pará lançou um livro chamado História, Loucura e Memória, que trata do acervo do Hospital Psiquiátrico Juliano Moreira. O livro está belíssimo e é uma parceria da SECULT com a SESPA, contém uma exposição de fotos do hospital e tem uma coletânea de textos. Traz também o fundo documental do Hospital Juliano Moreira que é um belo instrumento de pesquisa. Comprem, pois valerá a pena conhecer um pouco de nossa História e das Histórias dos nossos "loucos". O Hospital Psiquiátrico “Juliano Moreira” tem origem no antigo hospício de alienados, fundado em 19 de julho de 1892, localizado no Bairro do Marco da Légua. Em 1937, passou a denominar-se “Juliano Moreira” em homenagem ao psiquiatra baiano que contribuiu significativamente com a psiquiatria no Brasil. Sua trajetória de quase 100 anos (1892-1989) confunde-se com a trajetória da própria medicina psiquiátrica no Estado do Pará, seus avanço e recuos. Como instituição asilar, está incluído na série de r

A derrota de Ana Júlia e a esquerda no Pará II.

Ontem, foi dia de preparar os últimos detalhes da prestação de contas para o TRE e eu fiquei muito ocupada com esta tarefa, acabei por não terminar minha avaliação. Hoje é dia de finados, vou visitar minha avó, dona Rosa que morreu em 14 de novembro passado, e vou tentar fazer mais uma parte da avaliação.  Conversei com o presidente do PT, e ele me disse que o processo de avaliação vai começar, que todos devem participar. Perguntei também sobre o pedido de novas eleições para o senado, e ele me informou que agora, passado o segundo turno, o PT vai analisar a questão e tomará uma posição rápida. Continuando a avaliação iniciada ontem, quero dizer que o PT no Pará fecha um ciclo de ascensão e inicia um período de refluxo. Hoje, a perda do governo do Estado fecha uma acumulo de forças, e o PT no Pará terá de repensar seus rumos e suas estratégias.  Vamos à avaliação.  A pergunta que devemos responder é múltipla, tem varias respostas. A pergunta da perda, é de fácil resposta, e de difícil

A derrota de Ana Júlia e da esquerda no Pará.

Ontem à noite tivemos o resultado final das eleições no Pará, nela Simão Jatene obteve 1.860.799 (55,74%) e Ana Júlia 1.477.609 (44,26%), uma diferença de mais de 383 mil votos.  No primeiro turno, a diferença de Jatene para Ana foi de 452 mil votos, uma diminuição  de 69 mil na diferença do primeiro para o segundo turno.  O que podemos dizer é que os votos de Jatene estavam bem consolidados em cima da rejeição do governo. Esta eleição acabará sendo computada como uma derrota de toda a esquerda, mas a minha avaliação, é que é um julgamento da população feito da gestão de Ana Júlia. Em  2006, Ana teve 1.673.648, ou seja, em 2010 ela obteve 196,039 mil votos a menos que em 2006, quando concorreu com Almir Gabriel. No mesmo ano Lula alcançou 1.840.154 e ganhou de Alckimin por 619,59 mil votos. Com apenas um pequeno decréscimo, houve o voto casado entre Ana e Lula. E ambos ganharam as eleições. Já em 2010, Dilma quase mantém a votação de Lula, a candidata conseguiu 1.791.443 (53,20%) e Ser