Pular para o conteúdo principal

Visitei o Portal da Amazônia - Nova Orla de Belém

Entrada do Portal da Amazônia 
Hoje (14), a nossa equipe esteve visitando o Projeto do Portal da Amazônia, que o prefeito Duciomar pretende inaugurar a segunda etapa, no próxima dia 18. A obra, sem dúvida, é muito importante para o desenvolvimento econômico do distrito D'água, e intervenção urbanística muito boa feita pela prefeitura de Belém. 



No que tange a obra propriamente dita, me parece houve uma preocupação com os detalhes de acabamento. Há uma boa sinalização na pista, já vi uma sinalização turística,  a iluminação, me afirmaram está adequada, e o mais importante, mudou a vida dos moradores dos bairros atingidos.  


Conversando com os trabalhadores do local, eles me afirmaram que a previsão de entrega na próxima segunda, será cumprida, e que existem turnos de trabalho até durante a noite. Os trabalhos estão em fase de terminar mais 2 Km para entrega dia 18 de junho. 



As obras estão a altura do porto São Francisco, ou seja, houve um grande avanço nas obras nestes últimos quatro anos, mais não será concluída no governo Duciomar se mantiver o mesmo ritmo. O próximo prefeito terá que termina-la.. 



Nos mais de 2 Km de obras, há espaços de convivência, como as pequenas praças espalhadas na orla; de  contemplação, como os bancos e deck's, que avançam sobre a baia do Guajará; e quadra de esportes.  





Deck de contemplação




Quadras multiuso












O prefeito Duciomar me parece está apostando em três tiros, para alavancar o seu candidato (Anivaldo Vale). As obras do Portal da Amazônia é um tiro, que segundo assessores da candidatura de Anivaldo, deve fazer subir em 5 pontos. Os 2 km entregues antes do inicio do Horário Eleitoral de TV, é para servir de obra de propaganda e, ao mesmo tempo, tentar baixar os índices de intenção de voto do deputado Edmilson, no distrito D'agua, onde ele ganha com uma diferença grande dos outros concorrentes.


 Assessores de Anivaldo apostam que as obras de Duciomar o levam  para o segundo turno. Os outros tiros seriam o asfalto que está sendo colocado nos distritos do Daben e Daout.

O último tiro é apostar que elevado do entroncamento será entregue ainda em setembro, dias antes do primeiro turno. Eles apostam que podem alavancar a candidatura Anivaldo em 15 pontos, que somados aos 3,4%, o levariam  para o segundo turno.


A questão que se coloca, é de onde estes pontos sairão? Se o candidato Priante tem folego para manter a posição de segundo colocado, frente a ofensiva da máquina da prefeitura. 


Parece que o Edmilson tem gordura para queimar e, a disputa pelo segundo lugar depende de "máquinas" para rodar e com elas ganhar votos. 


O governador Jatene ainda se mantem distante. Parece que só operará no segundo turno ..... Ou não? 

Comentários

  1. professora a senhora acha o prefeito duciomar um mal prefeito?qual a sua opinião sobre sua gestão

    ResponderExcluir
  2. Essa propaganda foi das boas. Pena que o público já ta vacinado.

    ResponderExcluir
  3. não esquecer que aí tem verba do PAC. Não é obra só da prefeitura!

    ResponderExcluir
  4. Qurida Edilza
    Esta obra não tem nada de reestruturante da configuração do espaço de Belém, é obra com objetivos propangandistico, para gerar imagens p programa eleitoral. Do ponto de vista da cidade seu efeito é pontual.

    ResponderExcluir
  5. Profª Edilza de fato o prefeito atuará de forma ofensiva. Segundo a teoria da escolha racional o eleitor decide seu voto baseado numa lógica de custo e beneficio. O que ganharei e ou perderei votando no candidato A ou B ou C? Sendo assim seu grau de satisfação está relacionado com o atendimento de seus interesses, podendo ser atendidos, através de obras públicas. O prefeito tem obras, e as entregará, todas com grande impacto, ou seja, muitos eleitores terão seus interesses atendidos, saneamento(asfalto), Portal da Amazônia, o BRT- caso alguma parte possa ser entregue. Neste cenário, com alguns de seus interesses atendidos, e baseados na lógica do custo e beneficio, o leitor se perguntará: o que vou ganhar? O que vou perder? O que poderei ganhar? Considerando que o candidato do prefeito tem uma excelente biografia. A estratégia de markenting pode apresentá-lo como um gestor que concluirá o Portal e o BRT, como a oposição tem se limitado a uma agenda de negação, com criticas desqualificando essas duas obras; Portal e BRT o leitor pode concluir que ganhará mais votando do Prefeito, efeito do tipo ocorrido nas eleições do Jatene, Dilma, do Alckimim (SP).
    A gordura que o Edmilson tem não o pertence, no caso esses percentuais superiores a 35%. São cinco candidatos competitivos: Priante, Jordy, Zenaldo, Anivaldo, e de certa forma o Prof Alfredo, neste caso não é o candidato, mas sim o partido, conspira contra ele o fato de que o eleitor mediano não vota em partido, contudo, é pouco provável que eles individualmente tenham menos de 10% cada um, sendo que um dos cinco deverá chegar a mais de 20%, condição para passar ao segundo turno o que totalizaria 60%, somando com algo em torno de 15% de votos brancos, nulos abstenção teríamos totalizado 75%, sobrando 25%. Talvez esse seja o verdadeiro Edmilson sem gordura. É apenas uma especulação. Não esqueçamos que o Edimilson não elegeu a Ana Julia. E aquela altura ele tinha bons índices de aprovação.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Manoel,

      eu vou continuar minha analise hoje. Preciso que vc me ligue urgente.

      obrigada por ler o blog.

      Excluir
  6. Oi Professora,
    Gostaria que fosse divulgado o valor do custo do metro quadrado da obra que está sendo realizado no Portal da Amazônia, assim como também das demais obras feitas por esse Prefeito. Tenho plena convicção que o mesmo não conseguirá eleger o seu candidadto, até porque é sem expressão. Os escândalos em que a Prefeitura de Belém teve que enfrentar durante a administração do "Duciomau" com certeza ficarão na história da cidade de Belém como sendo uma das mais corruptas das administrações já realizadas, sobretudo na saúde, aonde o gestor da SESMA foi guindado, pasme, ao posto de gerenciador das obras do Portal da Amazônia. Por que será, heim? Pela competência? Duvido!Basta para isso dar uma olhada no Diário Oficial do Município de Belém aonde foi publicada a portaria. Acreditar que o Prefeito tem o interesse de propiciar um desenvolvimento urbanistico da cidade com estas obras é pueril posto que está claro o objetivo que pretende alcançar. Onde está a transparência nas obras do BRT e demais obras realizadas de forma mediocre e a toque de caixa pelo mesmo?

    ResponderExcluir
  7. Professora, vejo comentarios de alguns dos seus leitores e vejo como e impressionante como certas pessoas em Belém torcem pra que as coisas sempre deem errado e depois ficam reclamando da vida. Se o Duciomar nao faz reclamam e se faz reclamam tambem. Mas pq e de que eles nem sabem.
    Prof, mais bonito que a orla e macrodrenagem da bernardo sayao, por favor mande sua equipe la.
    E para os que torcem contra Belém, fica aqui o aviso: Belém e a melhor cidade do mundo pra se viver. Eu amo Belém e minha cidade ta a cada dia melhor!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mais ou menos é a melhor...Ufanismos é sempre um problema... Conheça mais cidades para verificar que a nossa está longe de ser uma cidade educadora... uma cidade sustentável.. tanto do posto de vista da gestão pública quanto da sociedade...

      Excluir
    2. Concordo com você "Anônimo, do dia 17 de junho de 2012 10:36"!

      Quando as pessoas conhecerem outras cidades, verão o quanto Belém precisa melhorar. Mas acho difícil isso acontecer, porque aqui só discute-se coisas materiais, esquecemos a quantidade de pessoas mal educadas que habitam nossa Belém.

      Excluir
  8. Quanto ao Portal da Amazônia: Indicadores de saneamento sanitário e ambiental servirão de referencia para avaliação daquele tipo de intervenção urbana como a que ocorrer no Canal da Caripunas na Estada Nova (PROMABEM). Essas ações são acompanhadas a meio e longo prazos pelo Ministério da Saúde, por diversos meios, dentre eles os relatórios dos "acometimentos" registrados pelas Unidades de Saúde da área. Há que se comparar imagens e dados de diversos períodos para melhor análise dessas obras cujos objetivos não são meramente paisagísticos, conforme pesquisas produzidas pelos docentes e pesquisadores do Curso de Gestão Ambiental da FACI (2010 a 2012).

    ResponderExcluir
  9. Prof acho que o comentário do Nassar foi tremendamente injusto, sempre foi reinvidicado uma área com orla pra Belem, lembro que fiquei muito feliz com as obras do ver o rio do governo Edmilson, agora estamos falando de kms de orla, Belém não possui área de lazer, acaba por utilizar de forma quase predatória nossas poucas praças.Quero lembrar que não só a orla tá em obra , também tem a obra de saneamento e canalização da vala da estrada nova. bem so que mora no bairro tem idéia de estamos vendo um sonho impossível virá realidade.Prof queria que a senhora verifique a possibilidade de fazer comentários sobre outras alternativas de orlas pra Belém, acho um absurdo sete casa do terminal do miramar e mais dois portos terem tomado conta de uma bela área de orla na rodovia Arthur Bernades, acredito que seria bem importante fazer uma orla nessa área com a duplicação da rodovia, inclusiva sem grandes gastos de desapropriação, ja que poderia ser negociado com a marinha e petrobrás e criaria uma alternativa pro aeroporto.

    ResponderExcluir
  10. A obra da orla de Belém tem tudo para ser um grande avanço na área urbanística da capital paraense mas não deve ser tratada como instrumento político. Nada deveria ter sido entregue e nem inaugurado ainda pois falta muita coisa para ficar dentro dos padrões mínimos de segurança e urbanismo. A continuar do jeito que está, vai acabar virando uma obra inacabada, cheia de defeitos e feia. Não podemos perder a chance de ter uma orla bonita e agradável, alcançando avanços iguais a outras tantas cidades pelo Brasil a fora apenas por questões de vaidade política. O dinheiro investido no local é público e não do prefeito e para tanto, deve ser tratado como tal, sem uso para benefícios pessoais ou políticos. Lembrem bem disso quando forem votar!

    ResponderExcluir
  11. faltou proteção em toda a orla como na Etação das Docas,deixou a desejar e já tem turistas tacando criticas,espero que coloquem porque é um risco mesmo!

    ResponderExcluir
  12. sou paraense mais moro a 6 anos no rio de janeiro e acho que esta obra chegou em boa hora, pois apesar de belém ser uma cidade bem populosa falta investimento na área turistica e não vale a pena investir só na parte turística quando muitos cidadãos estão morrendo dentro dos prontos socorros, tive oportunidade de trabalhar por um ano no hpsm da 14 de março e pude ver o grande descaso com a saúde, não adianta o atual prefeito aparecer para a população em época de eleição se depois ele some e tudo acaba virando um caos. está na hora de mudar a administração de belém, dar a vez para alguém que se preocupe realmente com a população e faça investimento, na saúde, educação etc.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

A História do Hospital Psiquiátrico “Juliano Moreira”

O Arquivo Público do Estado do Pará lançou um livro chamado História, Loucura e Memória, que trata do acervo do Hospital Psiquiátrico Juliano Moreira. O livro está belíssimo e é uma parceria da SECULT com a SESPA, contém uma exposição de fotos do hospital e tem uma coletânea de textos. Traz também o fundo documental do Hospital Juliano Moreira que é um belo instrumento de pesquisa. Comprem, pois valerá a pena conhecer um pouco de nossa História e das Histórias dos nossos "loucos". O Hospital Psiquiátrico “Juliano Moreira” tem origem no antigo hospício de alienados, fundado em 19 de julho de 1892, localizado no Bairro do Marco da Légua. Em 1937, passou a denominar-se “Juliano Moreira” em homenagem ao psiquiatra baiano que contribuiu significativamente com a psiquiatria no Brasil. Sua trajetória de quase 100 anos (1892-1989) confunde-se com a trajetória da própria medicina psiquiátrica no Estado do Pará, seus avanço e recuos. Como instituição asilar, está incluído na série de r

A derrota de Ana Júlia e a esquerda no Pará II.

Ontem, foi dia de preparar os últimos detalhes da prestação de contas para o TRE e eu fiquei muito ocupada com esta tarefa, acabei por não terminar minha avaliação. Hoje é dia de finados, vou visitar minha avó, dona Rosa que morreu em 14 de novembro passado, e vou tentar fazer mais uma parte da avaliação.  Conversei com o presidente do PT, e ele me disse que o processo de avaliação vai começar, que todos devem participar. Perguntei também sobre o pedido de novas eleições para o senado, e ele me informou que agora, passado o segundo turno, o PT vai analisar a questão e tomará uma posição rápida. Continuando a avaliação iniciada ontem, quero dizer que o PT no Pará fecha um ciclo de ascensão e inicia um período de refluxo. Hoje, a perda do governo do Estado fecha uma acumulo de forças, e o PT no Pará terá de repensar seus rumos e suas estratégias.  Vamos à avaliação.  A pergunta que devemos responder é múltipla, tem varias respostas. A pergunta da perda, é de fácil resposta, e de difícil

A derrota de Ana Júlia e da esquerda no Pará.

Ontem à noite tivemos o resultado final das eleições no Pará, nela Simão Jatene obteve 1.860.799 (55,74%) e Ana Júlia 1.477.609 (44,26%), uma diferença de mais de 383 mil votos.  No primeiro turno, a diferença de Jatene para Ana foi de 452 mil votos, uma diminuição  de 69 mil na diferença do primeiro para o segundo turno.  O que podemos dizer é que os votos de Jatene estavam bem consolidados em cima da rejeição do governo. Esta eleição acabará sendo computada como uma derrota de toda a esquerda, mas a minha avaliação, é que é um julgamento da população feito da gestão de Ana Júlia. Em  2006, Ana teve 1.673.648, ou seja, em 2010 ela obteve 196,039 mil votos a menos que em 2006, quando concorreu com Almir Gabriel. No mesmo ano Lula alcançou 1.840.154 e ganhou de Alckimin por 619,59 mil votos. Com apenas um pequeno decréscimo, houve o voto casado entre Ana e Lula. E ambos ganharam as eleições. Já em 2010, Dilma quase mantém a votação de Lula, a candidata conseguiu 1.791.443 (53,20%) e Ser