A propaganda do governo para recrutar os soldados da Borracha

“Tudo pela vitória” e " A terra da fortuna", eram os slogans que oficiais, do governo Vargas utilizavam, para atrair cerca de 55 mil trabalhadores para o meio da floresta Amazônica. Era o discurso dos velhos mitos do Eldorado, com contornos amazônicos.



Nesse cartaz, aparece contextualizada na imagem, a seguinte situação: Caminhões partem para a Amazônia, com trabalhadores felizes pela "oportunidade", os braços levantados, em forma de "V" reforçam a mensagem de vitória (que o cartaz abaixo descrito trabalha no inconsciente). Ao primeiro plano, vemos uma imagem de uma pessoa que não "embarcou" no "Vai também para Amazônia", nessa imagem podemos notar que ele esta encostado, com o pé na parede vendo a partida, a ideia e que ele não tem "nada para fazer", e é justamente este imaginário que foi trabalhado pelo governo Vargas, o nordestino, no período de 41 e 42 enfrentava estiagem e  carência de empregos. Ou seja, a propaganda oficial dava a entender que, ele tinha duas opções: o ócio ou a fortuna na Amazônia.

Na assinatura do cartaz lemos " Protegidos pelo SEMTA", dando a entender, que o governo Vargas, por meio de suas estruturas burocráticas endossava uma escolha do trabalhador pela ida à Amazônia, ou seja, era um" negócio seguro".




Nessa outra imagem, temos um discurso ufanista. É colocado na imagem, dois tipos de soldados. No plano mais a direita temos homens armados, bem no extremo do mapa do Brasil, a ideia é de que eles estão guardando as nossas fronteiras. No lado esquerdo temos os soldados da borracha, que colhem o tão precioso látex, matéria prima importantíssima nos esforços de Guerra. Há a ocupação de todo o território brasileiro. Acima, no cartaz temos a frase " Cada um no seu lugar", que coloca subliminarmente  a importância dos dois caminhos dos convocados  para a guerra. Para lembrar, o convocado tinha duas opções, o front de guerra, ou colher matéria prima na Amazônia.

A assinatura do cartaz  "Para  a VITORIA", mostra a palavra vitoria em Negrito e caixa alta, para dar destaque. No geral a mensagem do cartaz é : participe das frentes dos esforços de guerra, para levar o Brasil rumo a vitória, e em todas as frentes você é importante.

Passados quase 70 anos, vemos os soldados da borracha esquecidos pelos governos brasileiro.









0 comentários:

Postar um comentário

Blogger Template Mais Template - Author: Papo De Garota