Pular para o conteúdo principal

No meio do caminho havia um BRT

Acostumados às dificuldades de todo dia na ida e volta ao trabalho, moradores da Região Metropolitana de Belém descobriram, nesta semana, que o trânsito ruim da capital paraense podia se tornar péssimo. O início das obras do BRT - sigla em inglês para ônibus rápido - aliado à chuva e um ônibus no prego estrangulou a principal via de entrada e saída de Belém, a Almirante Barroso, e fez-se o caos. Belém parou. E os prognósticos não são dos melhores. O prefeito de Belém promete entregar a obra até outubro, mês de eleições municipais. A previsão é de que obra ajude a melhorar o transporte para 600 mil usuários de coletivos na capital paraense.

Especialistas afirmam que para concluir apenas o trecho de seis quilômetros da Almirante Barroso seriam necessários de 12 a 18 meses. Ou, seja, o próximo um ano e meio vai exigir paciência redobrada de motoristas e pedestres. O projeto total tem 20 quilômetros, segundo vídeo institucional disponibilizado pela prefeitura na internet.

O sacrifício dos próximos meses seria aceito de bom grado se não fossem as dezenas de dúvidas que cercam o projeto avaliado em R$ 430 milhões, licitado a toque de caixa e cercado de críticas por todos os lados.

A principal artilharia contra o BRT vem do governo do Estado porque o projeto defendido com unhas e dentes por Duciomar Costa ameaçaria uma solução mais inteligente e definitiva para o verdadeiro transtorno que se tornou o tráfego na Região Metropolitana. O Ação Metrópole conta com apoio da Jica, a Agência de Cooperação Japonesa, que, desde os anos 80 vem fazendo estudos em busca de uma solução para evitar o completo estrangulamento da entrada e saída de Belém. Os recursos – R$ 320 milhões – estariam em vias de ser liberados, uma vez que o projeto já foi aprovado por todas as instâncias internacionais. Faltaria apenas aprovação do Senado (praxe em caso de empréstimos vindos de outros países) para que os recursos fossem liberados.

Mas no meio do Ação Metrópole e do projeto da Jica tem o BRT de Duciomar Costa. Não é difícil, mesmo para um leigo, encontrar motivos para criticar o projeto. O primeiro e mais grave é iniciar as obras na avenida Almirante Barroso sem criar, antes, outros corredores para entrada e saída do centro de Belém. As soluções seriam o tão falado prolongamento da avenida João Paulo II até a avenida Mário Covas e a da Independência até a BR-316. Uma amostra grátis do que pode causar essa falta de alternativas foi apresentada aos moradores da RMB na última sexta-feira, quando Belém parou no final da tarde, horário de pico, com trabalhadores do centro de Belém voltando para suas casas nos municípios dos arredores da capital.

CONFLITO

Aos olhos de um especialista os problemas iriam muito além. Coordenador do programa Ação Metrópole, o engenheiro Paulo Ribeiro diz que o projeto da prefeitura entra em conflito com o Ação Metrópole não atende à Região Metropolitana priorizando o corredor da rodovia Augusto Montenegro, quando o correto seria priorizar o corredor da BR-316, por onde passam a cada hora 14, 5 mil passageiros em cerca de 450 coletivos, entre ônibus, vans e kombis. Na Augusto Montenegro, o volume de passageiros é bem menor - cerca de 8,1 mil - distribuídos em 190 veículos.

Os números avaliados por Ribeiro apontam que poderá haver estrangulamento do sistema mesmo se o BRT for concluído como pretende o município. Isso porque a previsão é de que 18 mil passageiros passem pelo corredor de São Brás a cada hora. Distribuídos em 90 ônibus, seria necessário embarcar 200 passageiros por minuto, além de exigir a passagem de um ônibus a cada 50 segundos. Dos 18 mil passageiros que chegam a São Brás, pelo menos, oito mil seguem para o centro. Quando o sistema da prefeitura entrar em ação, esses deverão buscar alternativas de transporte para o restante da viagem. “Pegarão ônibus menores, sistemas alternativos. O sistema ficará caótico”, prevê Paulo Ribeiro.

A solução para isso seria aprofundar os estudos sobre a localização dos terminais de integração. O Ação Metrópole, por exemplo, prevê o mesmo sistema de ônibus rápido, mas saindo da BR-316 na altura da Alça Viária e indo até o centro de Belém.

O BRT do prefeito Duciomar Costa prevê ainda só um terminal de integração na Augusto Montenegro, enquanto o Ação Metrópole prevê dois. (Diário do Pará)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A História do Hospital Psiquiátrico “Juliano Moreira”

O Arquivo Público do Estado do Pará lançou um livro chamado História, Loucura e Memória, que trata do acervo do Hospital Psiquiátrico Juliano Moreira. O livro está belíssimo e é uma parceria da SECULT com a SESPA, contém uma exposição de fotos do hospital e tem uma coletânea de textos. Traz também o fundo documental do Hospital Juliano Moreira que é um belo instrumento de pesquisa. Comprem, pois valerá a pena conhecer um pouco de nossa História e das Histórias dos nossos "loucos". O Hospital Psiquiátrico “Juliano Moreira” tem origem no antigo hospício de alienados, fundado em 19 de julho de 1892, localizado no Bairro do Marco da Légua. Em 1937, passou a denominar-se “Juliano Moreira” em homenagem ao psiquiatra baiano que contribuiu significativamente com a psiquiatria no Brasil. Sua trajetória de quase 100 anos (1892-1989) confunde-se com a trajetória da própria medicina psiquiátrica no Estado do Pará, seus avanço e recuos. Como instituição asilar, está incluído na série de r

A derrota de Ana Júlia e a esquerda no Pará II.

Ontem, foi dia de preparar os últimos detalhes da prestação de contas para o TRE e eu fiquei muito ocupada com esta tarefa, acabei por não terminar minha avaliação. Hoje é dia de finados, vou visitar minha avó, dona Rosa que morreu em 14 de novembro passado, e vou tentar fazer mais uma parte da avaliação.  Conversei com o presidente do PT, e ele me disse que o processo de avaliação vai começar, que todos devem participar. Perguntei também sobre o pedido de novas eleições para o senado, e ele me informou que agora, passado o segundo turno, o PT vai analisar a questão e tomará uma posição rápida. Continuando a avaliação iniciada ontem, quero dizer que o PT no Pará fecha um ciclo de ascensão e inicia um período de refluxo. Hoje, a perda do governo do Estado fecha uma acumulo de forças, e o PT no Pará terá de repensar seus rumos e suas estratégias.  Vamos à avaliação.  A pergunta que devemos responder é múltipla, tem varias respostas. A pergunta da perda, é de fácil resposta, e de difícil

A derrota de Ana Júlia e da esquerda no Pará.

Ontem à noite tivemos o resultado final das eleições no Pará, nela Simão Jatene obteve 1.860.799 (55,74%) e Ana Júlia 1.477.609 (44,26%), uma diferença de mais de 383 mil votos.  No primeiro turno, a diferença de Jatene para Ana foi de 452 mil votos, uma diminuição  de 69 mil na diferença do primeiro para o segundo turno.  O que podemos dizer é que os votos de Jatene estavam bem consolidados em cima da rejeição do governo. Esta eleição acabará sendo computada como uma derrota de toda a esquerda, mas a minha avaliação, é que é um julgamento da população feito da gestão de Ana Júlia. Em  2006, Ana teve 1.673.648, ou seja, em 2010 ela obteve 196,039 mil votos a menos que em 2006, quando concorreu com Almir Gabriel. No mesmo ano Lula alcançou 1.840.154 e ganhou de Alckimin por 619,59 mil votos. Com apenas um pequeno decréscimo, houve o voto casado entre Ana e Lula. E ambos ganharam as eleições. Já em 2010, Dilma quase mantém a votação de Lula, a candidata conseguiu 1.791.443 (53,20%) e Ser