Reuniões tensas na ALEPA

Hoje pela manhã tem reunião da mesa diretora da ALEPA, e provavelmente teremos um clima quente entre o presidente da casa, Manoel Pioneiro (PSDB) e a deputada Simone Morgado (PMDB). Hoje a tarde é a vez da reunião dos lideres dos partidos, e mais uma vez o caldo deve entornar nos debates. A Assembleia Legislativa abre seus trabalhos com mais escândalos abertos, e que só pioram a cada dia com novas denuncias da deputada Simone Morgado, que apontam os procedimentos ilegais em relação a vários processos licitatórios.

O que chama atenção, é que as denuncias da deputada, recaem  sobre as falhas nos procedimentos administrativos que são investigados pelo Ministério Publico, em relação a gestão de Juvenil (PMDB) e Mário Couto (PSDB), ou seja, as denuncias que ora atingem Pioneiro, são de falhas recorrentes nos processos administrativos.

O que a sociedade espera, é que sejam investigados todas as denuncias feitas. Esta deve ser a postura da ALEPA, investigar tudo e não deixar nada sem respostas. Independente de onde a acusação venha ou quem ela atinja. 

A nossa grande imprensa, não pode ficar naquela " só publico o que é contra o Juvenil, ou só publico o que é contra o Mario Couto..."

Os partidos não podem ficar mudos neste momento. O PSDB não públicou uma nota em relação as denuncias na ALEPA. O PMDB não se pronunciou,  nem o PT, assim como os outros partidos, que estão mudos. Este é um procedimento muito ruim na relação entre partidos e sociedade. 

Ao meu ver, a postura de cada parlamentar e da cada partido, é ver se a denuncia apresenta provas consistentes. Os parlamentares convencidos  das seriedade das denuncias, devem exigir que as investigações sejam feitas.

O que esta sendo colocado para a sociedade, são procedimentos administrativos, que levam  ao uso dos recursos públicos de forma incorreta continuam sendo aplicados na ALEPA. São nestes momentos de denuncias, que a democracia é colocada a prova, que o sistema partidário se legitima ou se enfraquece.

Eu volto lembrar  das denuncias de Pedro Collor, e quanto foram importante para o  impechament  do presidente Color, lembro também das acusações de Roberto Jefferson (PTB), e o quanto foram importantes normatizar a utilização da verbas dos fundo partidário e  evitar a existência do Caixa 2 nas campanhas eleitorais.

A ALEPA está sendo profundamente questionada pela sociedade, em relação a administração dos recursos públicos. As denuncias do MPE e do MPF, o indiciamento de ex-presidentes da casa e de servidores e a indisponibilidade de bens do Juvenil, exigem que a ALEPA mude  artigos de seu regimento interno, visando aprimorar o controle administrativo.É necessário também, a demissão de todos os servidores indiciados, que participaram de procedimentos inadequados, ou a abertura de inquérito administrativo para os servidores envolvidos.

A ALEPA tem que admitir, não há controle administrativo nas compras, nas licitações e na folha de pagamento. A pergunta agora é: O que vai mudar na Assembleia Legislativa do Pará ?  Vamos ficar esperando novas denuncias ?

A sociedade não quer  novas denuncias, quer procedimentos internos que as evitem.

Uma coisa me incomoda. A bancada federal não tem nada a dizer ??????

3 comentários:

  1. Profa, o que esperava, era que a Dep, Simone tomasse a atitude de uma dirigente de órgão público, que é: "ao tomar conhecimento de fatos contrários a administração pública" tomasse as medidas necessárias, ou seja, afastar os membros da comissão de licitação e mandar instaurar processo administrativo contra os envolvidos. Isso sim, seria a titude de quem quer resolver o problema, fora issi é "jogar pra torcida".

    ResponderExcluir
  2. Professora Edilza, a Simone Barbalho
    está tentando criar factoides, isto é criar chifres em cabeça de cavalo. Ela deveria mandar apurar estes fatos e se de fato existiram mandar quem fez para a rua. A vitória do Pioneiro será facil em Ananindeua depois desta malfadada administração deste Barbalhinho.

    ResponderExcluir
  3. Eita Edilza! Que a Alepa deve ter pegado fogo! Espero que essas reuniões esclareçam alguma coisa e que os Deputados não tenham recebido o Pioneiro com cafezinho, afinal ele deve explicações, isso se ele realmente quer levar a Prefeitura de Ananindeua. ninguém aqui é burro! Aguardamos as cenas do próximo capitulo.

    ResponderExcluir

Blogger Template Mais Template - Author: Papo De Garota