Pular para o conteúdo principal

E agora PT ?



Os resultado das prévias foi o esperado. Desde o PED de 2009, o quadro político se confirma. No PED de 2009, a DS foi para o segundo turno, com a candidatura da Suely Oliveira, contra a candidatura do Apolônio Brasileiro da PTPV. Suely Oliveira, com muita estrutura foi a primeira, Apolônio o segundo e o vereador Adalberto Aguiar foi o terceiro (ele foi apoiado pela Unidade na Luta e a Articulação Socialista). O resultado do PED é que UNIDADE e AS apoiaram Apolônio no segundo turno, ele foi eleito presidente.

O quadro politico que se configura nas prévias do PT, lembra muito o quadro do PED de 2009. No segundo turno, as prévias do PT, serão decididas por meio de aliança com a AS, a pergunta que se faz, e se a AS fará aliança com Alfredo Costa ? o que iria recompor o campo majoritário do PT, denominado CNB (Construindo um Novo Brasil). 

As eleições das previas do segundo turno, são muitos importantes para correlação de forças internas em Belém. Caso Puty seja candidato do PT em Belém, ganhará visibilidade politica para as eleições de 2014, mesmo que não ganhe a prefeitura de Belém. Alfredo Costa, se for o eleito, também ganhará visibilidade para 2014, mas ficará sem mandato até lá. Para correlação interna do PT, a candidatura que mais unifica, é a de Alfredo Costa. Na minha avaliação, terá o apoio politico da maioria das lideranças, dos deputados estaduais, dos prefeito do PT do Pará.

Não vejo possibilidades da AS, e do candidato Bordalo apoiarem a candidatura de Puty, claro que negociações serão feitas, mas o campo majoritário não está tendo um processo de disputa interna acirrada neste momento, e a unificação entre as três tendencias que compõem o campo majoritário no Pará, é o mais provável. Neste momento todo cuidado é pouco. 

Ao PT, cabe o desafio de construir e apresentar um programa para Belém, que saia do saudosismo e enfrente os desafios de nossa capital. Avalio que a candidatura Alfredo Costa tem grandes possibilidades de ser a candidatura vitoriosa, por ser hoje a candidatura que mais unifica o PT em Belém, e unidade politica é que o PT precisa para enfrentar as eleições em Belém.

Comentários

  1. O PT não tem candidato para estas eleições!
    sinto muito.

    Queremos o ED de volta a prefeitura de Belém!!!

    ResponderExcluir
  2. Edilza,te digo uma coisa: agora é que PTistas de verdade tem que dar as caras por la e mostrar que tem informação e pôr pra disputar quem realmente quer: Puty. Sei que doi em ti o fato dele conseguir tal proeza, e por isso trbalhas,minando a mente daqueles caqueticos lideres do PT: PR;Ganzer; ZG; e etc. Eles , assim como tua mente privilegiadissima, querem que o Alfredo costa ganhe pra ser vice do priante e ai eles ganharem seus dotes do cara que hoje bajulas. Sai dessa, Belem tem jeito e é Puty Prefeito!

    ResponderExcluir
  3. O PUTY QUE NÃO É CIMENTO NÂO AGREGA

    Edilza, da para ver que os postulantes não foram convincentes e assim não geraram nessa batida de chapa uma mobilização expressiva apesar das benesses ofertadas fato que nos faz notar um resultado que no todo não exprime o rolo compressor que é vontade petista, afinal se dos 8999 filiados aptos para votar apenas 3565 foram as urnas 60,38% disseram que estão de braços cruzados quanto aos candidatos e talvez quanto ao engajamento final!

    Assim como da para ver pelo resultado que o dedo da Ana apontou para o Alfredo e que ele será o candidato!

    Aos que tem esperança de ver o Puty como candidato quero lembrar-lhes que existe um acordo dos 34,59% do suplente com os 21,02% do estadual cuja somatória é 55,61 % mesmo com os 2,71% restantes migrando para os 41,68% do federal será apenas 44,39% faltando ainda 11,22% para um simples empate e que suporta um desvio padrão de 5,60% para ele continuar derrotado!

    Não haverá maneira, acordo, ameaça, benesses que possa reverter este quadro bem como amenizar o desgaste partidário perante uma população já descrente apoiados no “Se entre eles não há entendimento agora, imagine depois com o mandato!”

    Uma pergunta impertinente será que esses 60,38% que não votaram eram os eleitores do Ganzer?

    Talvez o Apolônio possa responder!

    No dia que o PT voltar a ser como nos idos da década de 80 não vai perder uma só eleição, porem da maneira que agem os que nele permanecem com rarefeitas exceções isto esta é longe de acontecer!

    ResponderExcluir
  4. gostaria de saber se o aero club vai fazer eleição pra paraquedista,pois ja tem candidato o PUTY kkkkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  5. Anônimo da 12:26
    O PT vai surpreender a todos nesta eleição.

    ResponderExcluir
  6. No Pacheco não voto de jeito nenhum... Quando na CC me lembro de seu jeito demo crático de ser.

    ResponderExcluir
  7. Alfredinho que me desculpe, mas não tem nenhuma condição, e pra desespero da professora, Belém tem jeito é Puty prefeito, hahahahaha

    ResponderExcluir
  8. O PT na Pará e, em especial em Belém, precisa ser refundado. A herança deixada pelo péssimo governo do Ana Júlia deixou o partido extremamente desacreditadi diante do opinião pública e internamente diante da Direção Nacional. Ficou carimbado como incompetente, tanto do ponto de vista político, quanto do ponto de vista administrativo.
    Quem poderia há 20 anos atrás imaginar que um Partido que cresceu nas ruas, nos sindicatos, nas comunidades eclisiais de base, etc..., permitiria dentro de suas próprias fileiras que uma disputa política pudesse ser decidida pela compra de votos?
    Prá mim vai vencer quem tiver mais grana prá comprar os votos dos filiados aptos. Isso é degradante. Isso é uma vergonha. Isso é fim do PT!

    ResponderExcluir
  9. alfredinho vc pode até ser locutor de rádio ,mais prefeito nunca.
    égua cara vc tem um discurso desqualificado, só sabe falar da sua infância miserável. tem 3 mandato é não fala nada de belém.só sabe puxa o saco do bordalo. o joão Moraes fala melhor que vc.fala serio! eu prefiro votar no puty.

    ResponderExcluir
  10. O Alfredo é a única chance de unir o partido, não há outra saída neste momento.

    ResponderExcluir
  11. É uma vergonha egua, ver no partido pessoas como o Renato que até ontem apoiava o Deputado Ganzer, pois estava sendo beneficiado e agora escreve que o PUTY foi o unico que debateu com outras tendencias, é por isso que o partido esta como esta.

    ResponderExcluir
  12. "Belem tem jeito e é Puty Prefeito!"

    esses dias o PT ficou usando essa frase pra acusar um certo deputado de outro partido de campanha extemporanea... que coisa estranha ler ela vindo de alguem que apoia o PUTY... logo quem aparentemente não gosta muito do outro deputado... hum... coisas da política, mistérios da vida!

    ResponderExcluir
  13. O PUTY??? não é ele acusado de muitos crimes? processos em segredo de justiça??? isso seria um prato cheio na campanha... é PT escolham o PUTY!!! hauhauhauha

    ResponderExcluir
  14. Ainda não entendi essa do PC do B ter militante repórter do petismo.

    ResponderExcluir
  15. Um DESAGREGADOR! Ridículo articulador, péssimo Chefe da Casa Civil, Deputado Federal eleito com compra de votos e ainda por cima com um mandato pífio, de muito blá-blá-blá e pouca produção parlamentar concreta. Carrega na bagagem a fama de CORRUPTO, devido ao mega esquema que chefiou na Secretaria Estadual de Meio Ambiemte. Sinceramente, não tem jeito e nem postura e CARA de PETISTA.
    Seria um grande erro se a militancia o escolhesse para nos representar como candidato a prefeito de Belém, pois ele já mostrou quem é num passado não muito distante, e até hoje pagamos o preço pela sua INCOPETÊNCIA GENERALIZADA.

    Puty, quem conhece NÃO vota. NÃO e Não!

    ResponderExcluir
  16. Edilza mente; Edilza ama o PT e ainda está muito mal resolvida. Edilza, por que não vai fazer a política do teu partido??? Edilza mata o PCdoB de vergonha.

    ResponderExcluir
  17. Ninguém quer o Puty. Não e Não.

    ResponderExcluir
  18. Puty, O INIMIGO DA MILITÂNCIA. QUEM CONHECE NÃO VOTA.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

A História do Hospital Psiquiátrico “Juliano Moreira”

O Arquivo Público do Estado do Pará lançou um livro chamado História, Loucura e Memória, que trata do acervo do Hospital Psiquiátrico Juliano Moreira. O livro está belíssimo e é uma parceria da SECULT com a SESPA, contém uma exposição de fotos do hospital e tem uma coletânea de textos. Traz também o fundo documental do Hospital Juliano Moreira que é um belo instrumento de pesquisa. Comprem, pois valerá a pena conhecer um pouco de nossa História e das Histórias dos nossos "loucos". O Hospital Psiquiátrico “Juliano Moreira” tem origem no antigo hospício de alienados, fundado em 19 de julho de 1892, localizado no Bairro do Marco da Légua. Em 1937, passou a denominar-se “Juliano Moreira” em homenagem ao psiquiatra baiano que contribuiu significativamente com a psiquiatria no Brasil. Sua trajetória de quase 100 anos (1892-1989) confunde-se com a trajetória da própria medicina psiquiátrica no Estado do Pará, seus avanço e recuos. Como instituição asilar, está incluído na série de r

A derrota de Ana Júlia e a esquerda no Pará II.

Ontem, foi dia de preparar os últimos detalhes da prestação de contas para o TRE e eu fiquei muito ocupada com esta tarefa, acabei por não terminar minha avaliação. Hoje é dia de finados, vou visitar minha avó, dona Rosa que morreu em 14 de novembro passado, e vou tentar fazer mais uma parte da avaliação.  Conversei com o presidente do PT, e ele me disse que o processo de avaliação vai começar, que todos devem participar. Perguntei também sobre o pedido de novas eleições para o senado, e ele me informou que agora, passado o segundo turno, o PT vai analisar a questão e tomará uma posição rápida. Continuando a avaliação iniciada ontem, quero dizer que o PT no Pará fecha um ciclo de ascensão e inicia um período de refluxo. Hoje, a perda do governo do Estado fecha uma acumulo de forças, e o PT no Pará terá de repensar seus rumos e suas estratégias.  Vamos à avaliação.  A pergunta que devemos responder é múltipla, tem varias respostas. A pergunta da perda, é de fácil resposta, e de difícil

A derrota de Ana Júlia e da esquerda no Pará.

Ontem à noite tivemos o resultado final das eleições no Pará, nela Simão Jatene obteve 1.860.799 (55,74%) e Ana Júlia 1.477.609 (44,26%), uma diferença de mais de 383 mil votos.  No primeiro turno, a diferença de Jatene para Ana foi de 452 mil votos, uma diminuição  de 69 mil na diferença do primeiro para o segundo turno.  O que podemos dizer é que os votos de Jatene estavam bem consolidados em cima da rejeição do governo. Esta eleição acabará sendo computada como uma derrota de toda a esquerda, mas a minha avaliação, é que é um julgamento da população feito da gestão de Ana Júlia. Em  2006, Ana teve 1.673.648, ou seja, em 2010 ela obteve 196,039 mil votos a menos que em 2006, quando concorreu com Almir Gabriel. No mesmo ano Lula alcançou 1.840.154 e ganhou de Alckimin por 619,59 mil votos. Com apenas um pequeno decréscimo, houve o voto casado entre Ana e Lula. E ambos ganharam as eleições. Já em 2010, Dilma quase mantém a votação de Lula, a candidata conseguiu 1.791.443 (53,20%) e Ser