Pular para o conteúdo principal

O PT do Pará e o futuro

O PT estadual, até agora está com uma perspectiva muito aquém as suas pretensão, vejamos:

  1. É muito improvável a reeleição do candidato do PT em Santarém, se formos olhar o resultado da eleições de 2010, o candidato mais forte é Alexandre Von (PSDB). 
  2. O PT não tem nenhuma possibilidade de ganhar as prefeituras de Ananindeua, Castanhal, Capanema, Paragominas, Tucuruí, Marabá, Redenção, Breves, Altamira, Oriximiná, todas cidades pólos. A pesquisas feitas nestes municípios não indicam o mais leve favorecimento do PT.
  3. Na cidade de Conceição do Araguaia, onde o PT detém o comando da prefeitura, as pesquisas indicam o favoritismo do candidato do PMDB.
  4. Em Parauapebas, cujo o PT administra a divisão  interna do partido e o resultado das eleições de 2010, favorecem as candidaturas de Walmir da Integral (PSD) e Bel Mesquita (PMDB)
  5. Em Bragança o PT só tem alguma possibilidade se compor com PP de Gerson Peres. O PP já negocia com o governador Simão Jatene.
  6. De todas as pesquisas que eu vi, as únicas cidades em que o PT aparece como favorito e Cametá, Juriti e Abaetetuba, sendo que em Abaetetuba terá que concorrer com uma candidatura muito forte do ex-senador José Nery do PSOL. Em Juruti a administração e petista, uma vitória dependerá de uma coligação com o PTB ou PMDB.
  7. Belém, a candidatura do PT é improvável que vá para o segundo turno, não foi com o governo do estado na mão, em 2012 o PT deverá concorrer com uma aliança pequena, aliás não fechou com nenhum partido até agora, mas terá candidatura própria por uma questão de sobrevivência politica, lembrem que em 2010 Dilma perdeu em Belém, o governo de Ana Júlia puxou todos para baixo.
  8. O julgamento do mensalão, previsto para ocorrer no mês de junho no STF, coloca o PT de novo no foco da mídia e para o ex-candidato ao senado Paulo Rocha as pespectivas não são boas. No meu entendimento o PT precisa reciclar suas lideranças. Não vejo a possibilidade da volta de Paulo Rocha como um liderança estadual.
O Partido deve ganhar pequenas cidades, não muitas, fara menos prefeituras que em 2008 e precisa se renovar. Quem viver verá.

Comentários

  1. Este é o jeito JB de administrar o PT
    !

    ResponderExcluir
  2. ok Professora, que a senhora e expert em PT já sabemos, agora já esta na hora de colocar um post sobre o seu partido o PC do B, e ai, qual a analise?, onde o PC do B vai concorrer a prefeitura no Estado?, quais as possibilidades? quantos vereadores o PC do B deve fazer?
    fale sobre o seu partido, ou será que só o PT da IBOPE?
    Onde o PC do B vai disputar Prefeituras? quem são seus candidatos? pelo menos isso seria bom um post né

    ResponderExcluir
  3. Também acho que está na hora do PT renovar suas lideranças. Há décadas são os mesmos : Ganzer, Miriquinho, Paulo Rocha, Bernadete, Zé Geraldo, Ana Júlia e outros. É preciso oxigenar o partido e deixar novas lideranças surgirem, até porque as que aí estão se mostraram as piores possíveis, com envolvimento em mensalão, cabeleireiras, madeireiras, carteirinha de pescador falsa, e por ai vai.

    ResponderExcluir
  4. Uau pra você, Eellyn Nascimento...

    ResponderExcluir
  5. Edilza,
    Outro dia você disse que o PT, não tinha chances em Cametá, e Abaetetuba, agora diz que o PT, é favorito, nesses Municipios. Não dar para acreditar em você.

    Paulo Matos

    ResponderExcluir
  6. Parece que o Pc do B fica orfão de seu tradicional aliado eleitoral, desgastado e com poucos votos, e buscará outros paizões, como o Pmdb de jadi, não é professora?

    ResponderExcluir
  7. Na cidade de Óbidos temos o vereador Ronei Brelaz que tem uma grande aceitação da população,se houver investimento por parte do partido tem condições reais de disputar a prefeitura com chances de ganhar. Apesar do PT ser vice mas ele é independente pois, assim como a população não cncorda e nem a aceita a má administração do atual prefeito que está sendo denuciado pelo ministério público por improbidade administrativa. Pelo seu vigor e competencia tenho certeza que seria um bom prefeito.

    ResponderExcluir
  8. professora sua espectativa sobre cametáesta errada, o atual vice-prefeito, esta com o apoio das pricipais lideranças do municipio sem falar da estrutura que umas das melhores da região, e o candidato do PT o irace e descomhecido, fez um mandato de vereador muito fraco, o prefeito atual não teve oposição neste três anos de governo e pessa contra ele escandalos na colonia dos pescadores, resumindo ele é fraco não consegiu eleger nem os canditados a deputados que eles apoiaram.

    ResponderExcluir
  9. Paulo Matos Procurei em todas as minhas postagens e não encontrei nada que comprove sua afirmação. Leia com mais atenção antes de fazer acusações

    ResponderExcluir
  10. Sobre as alianças do PC do B o partido ainda está fazendo conversas, o que temos até agoraé o lançamento da candidatura do Jorge Panzera.
    Sobre as eleições em Obidos o que sei é que o atual prefeito irá lançar candidatura pelo PTB. Se hoje o vice é do PT , o PT não será o candidato do prefeito , que nas eleições de 2010 apoiou o deputado Edilson Moura em dobradinha fechada com Nilson Pinto para federal, é só ver o resultado da dobrada no município, o que prova que ele tem apoio eleitoral e estará no comando da prefeitura no momento da eleição para prefeito.

    ResponderExcluir
  11. Sobre Cametá é certo que o PT tem um eleitorado cativo e se você pegar a votação do PT para deputado estadual e federal o partido demonstrou um elevado numero de votos. Eu estou dizendo que o PT disputa com possibilidade de vitória. O seu adversário sem duvida é o Vice prefeito que disputará pelo PMDB.

    ResponderExcluir
  12. No Acará, só falta entragar a faixa de prefeita para a esposa do Dep. Beto Faro do PT.

    ResponderExcluir
  13. [No meu entendimento o PT precisa reciclar suas lideranças.] Como isso é possível sem os novos se mandaram. Isso se queres esse crédito que estou te dando de graça.

    ResponderExcluir
  14. Fale um pouco do PC do B e veja se esquece o PT, sei que é consellho inútil, mas ¨ex-marido¨ não deveria ser usado nem para encontros casuais.

    ResponderExcluir
  15. Prof. Edilza,

    Realmente em Oriximiná o PT não tem a menor chance.

    Na última eleição pra governador, a Ana Julia, que tinha o apoio do Prefeito Gonzaga, dos deputados Ferrari e Guerreiro, há 10 dias da eleição tinha quase 30% de vantagem sobre Simão Jatene. Bastou o Vice- Prefeito Fernando Andrade, que estava como prefeito em exercício botar o bloco do PSDB na rua e o advogado do Prefeito, Nelson Diniz, que era amigo íntimo da Ana Julia em eleições anteriores, subir no palanque do Prefeito e ao lado deste perdir votos pro Jatene e fazer um discurso contundente e avassalador contra o Governo Ana Julia sem que o Gonzaga esboçasse qualquer reação, que a vaca foi pro brejo.

    Em Oriximiná o time do Gonzaga é muito forte, e até hoje muita gente ficou sem entender a revolta do amigo advogado contra a amiga governadora.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

A História do Hospital Psiquiátrico “Juliano Moreira”

O Arquivo Público do Estado do Pará lançou um livro chamado História, Loucura e Memória, que trata do acervo do Hospital Psiquiátrico Juliano Moreira. O livro está belíssimo e é uma parceria da SECULT com a SESPA, contém uma exposição de fotos do hospital e tem uma coletânea de textos. Traz também o fundo documental do Hospital Juliano Moreira que é um belo instrumento de pesquisa. Comprem, pois valerá a pena conhecer um pouco de nossa História e das Histórias dos nossos "loucos". O Hospital Psiquiátrico “Juliano Moreira” tem origem no antigo hospício de alienados, fundado em 19 de julho de 1892, localizado no Bairro do Marco da Légua. Em 1937, passou a denominar-se “Juliano Moreira” em homenagem ao psiquiatra baiano que contribuiu significativamente com a psiquiatria no Brasil. Sua trajetória de quase 100 anos (1892-1989) confunde-se com a trajetória da própria medicina psiquiátrica no Estado do Pará, seus avanço e recuos. Como instituição asilar, está incluído na série de r

A derrota de Ana Júlia e a esquerda no Pará II.

Ontem, foi dia de preparar os últimos detalhes da prestação de contas para o TRE e eu fiquei muito ocupada com esta tarefa, acabei por não terminar minha avaliação. Hoje é dia de finados, vou visitar minha avó, dona Rosa que morreu em 14 de novembro passado, e vou tentar fazer mais uma parte da avaliação.  Conversei com o presidente do PT, e ele me disse que o processo de avaliação vai começar, que todos devem participar. Perguntei também sobre o pedido de novas eleições para o senado, e ele me informou que agora, passado o segundo turno, o PT vai analisar a questão e tomará uma posição rápida. Continuando a avaliação iniciada ontem, quero dizer que o PT no Pará fecha um ciclo de ascensão e inicia um período de refluxo. Hoje, a perda do governo do Estado fecha uma acumulo de forças, e o PT no Pará terá de repensar seus rumos e suas estratégias.  Vamos à avaliação.  A pergunta que devemos responder é múltipla, tem varias respostas. A pergunta da perda, é de fácil resposta, e de difícil

A derrota de Ana Júlia e da esquerda no Pará.

Ontem à noite tivemos o resultado final das eleições no Pará, nela Simão Jatene obteve 1.860.799 (55,74%) e Ana Júlia 1.477.609 (44,26%), uma diferença de mais de 383 mil votos.  No primeiro turno, a diferença de Jatene para Ana foi de 452 mil votos, uma diminuição  de 69 mil na diferença do primeiro para o segundo turno.  O que podemos dizer é que os votos de Jatene estavam bem consolidados em cima da rejeição do governo. Esta eleição acabará sendo computada como uma derrota de toda a esquerda, mas a minha avaliação, é que é um julgamento da população feito da gestão de Ana Júlia. Em  2006, Ana teve 1.673.648, ou seja, em 2010 ela obteve 196,039 mil votos a menos que em 2006, quando concorreu com Almir Gabriel. No mesmo ano Lula alcançou 1.840.154 e ganhou de Alckimin por 619,59 mil votos. Com apenas um pequeno decréscimo, houve o voto casado entre Ana e Lula. E ambos ganharam as eleições. Já em 2010, Dilma quase mantém a votação de Lula, a candidata conseguiu 1.791.443 (53,20%) e Ser