Pular para o conteúdo principal

Eleitores da região de Tapajós criticam Duda Mendonça e Carajás por derrota

Os líderes separatistas do Tapajós, no oeste do Pará, atribuíram parte da culpa pela derrota à aliança que fizeram com o movimento do Carajás, no sudeste do Estado.

Eles criticaram a decisão de unificar as campanhas e apontaram o publicitário Duda Mendonça como um dos culpados pelo fracasso.


Responsável pelo marketing pró-divisão, Duda passou o último mês mergulhado na campanha e morando num dos hotéis mais caros de Belém. O baiano, que possui terras no Carajás, diz ter trabalhado sem cobrar cachê. Exigiu, porém, que a campanha contratasse sua equipe.

A prefeita de Santarém, Maria do Carmo (PT), disse que a criação do Tapajós enfrentava menor rejeição que a criação do Carajás na região de Belém. Afirmando que não gostaria de criticar o trabalho de Duda Mendonça, ela chamou de equívoco a campanha não ter mostrado em detalhes as diferenças entre as regiões.

Também lamentou que a pecha de "forasteiros" atribuída ao Carajás tenha prejudicado Tapajós. Na região do Carajás, que concentra reservas de minério, cerca de 80% de sua população é originária de outros Estados.

Presidente do Instituto Cidadão Pró-Estado do Tapajós, o professor Edivaldo Bernardo, da Universidade Federal do Oeste do Pará, disse que o plebiscito seria mais fácil sem o Carajás. Mas, segundo os separatistas, o Tapajós dependeu financeiramente da outra região. Calculam que o "primo rico" tenha bancado 80% da campanha.

Além disso, só com a união as duas regiões conseguiram aprovar no Congresso a realização do plebiscito.

LUTO

Ontem à noite, a Prefeitura de Santarém anunciou luto oficial para hoje. A prefeita disse que outras cidades em que a maior parte dos votos foi a favor da criação do Tapajós e do Carajás também decretarão luto.

Edivaldo Bernardo afirmou que, apesar da derrota, o plebiscito pode servir de "barganha" para que as regiões mais pobres consigam mais investimentos.

Os líderes pró-Tapajós também anunciaram que vão propor, na Assembleia, a transferência da capital do Pará para o centro do Estado como forma de obrigar o governo a investir nas regiões mais isoladas. Uma das cidades cogitadas é Altamira, onde está sendo construída a hidrelétrica de Belo Monte.

"Foi uma disputa desigual", disse Lira Maia (DEM), deputado federal e presidente da frente pró-Tapajós.

Comentários

  1. Edilza, é preciso tambem que diga que a derrota não foi só do Duda, tambem foi da Vanguarda, aquela que presta serviços para o PT.

    ResponderExcluir
  2. Esta de luto por perderem no plebiscito só podia ser coisa do PT, este PT da Maria que faz uma péssima administração ai em Santarem. O povo deveria era pedir uma prestação de contas do dinheiro que a Prefeitura de Santarem recebe para saber para onde vai o nosso dinheiro.

    ResponderExcluir
  3. Lamentavel esta declaração do Sr. Lira Maia,só sendo muito cara de pau, Desigual deputado foi a repartição proposta pelo senhor,pelos forasteiros e sabe lá por quem mais,o Pará remanescente era um Pará Roubado, uma proposta Ilegal, Imoral e Indecente.
    Não acredito que a população de bem, de Santarem olhando o mapa desenhado por estes mal intensionados, não chegue a conclusão, que o Pará estava sendo roubado.
    Proponho que nós que ficamos de fora da Divisão, façamos uma nova um Estado do Tapajós com 17% do Território, e outro pro Carajás com 17%, e aí vamos pro voto.
    Passar Bem Deputado..

    ResponderExcluir
  4. Companheira, penso que os santarenos estão mais próximos de nós do que o povo do sul do Pará. Moro em Belém, votei no sim para Tapajós e não para Caraj´s. Já tinha convencido algumas a seguir este voto. Mas quando viram aquele deputado federal, arrogante defendendo o tapajós, alguns desistiram. Será que não outra pessoa para fazer a defesa?

    ResponderExcluir
  5. Se a proposta fosse só para criar o estado do Tapajós, penso que ganharia folgado aqui em Belém. Foram meter o estado de Carajás no meio, acabou atrapalhando. Esse é meu pensamento.

    ResponderExcluir
  6. pois é., e depois a solução e a divisão do estado....esses caras precisam ser presos...

    ResponderExcluir
  7. O Pará poderia levar o minerio, as hidreletrica e o que eles quiserem, eu só quero ser livre, apesar de viver num país soberano.

    ResponderExcluir
  8. Hoje um deputado que foi contra divisão do pará apresentou uma emenda em relação a proposta do governo do estado em taxar o mineiro do estado, a sua emenda foi derrotada por um massacre dos aliados do governo, agora eu fico imaginando o sentimento desse deputado nessa hora, deve ter sido o mesmo sentimento do povo de carajas e tapajos que que tinham esperança de dias melhores e foram massacrados pela força da capital do estado e região metrpolitana, é só nessas horas deputado que sabemos como doi lutar contra a correntesa ou contra força politica que domina esse estado.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

A História do Hospital Psiquiátrico “Juliano Moreira”

O Arquivo Público do Estado do Pará lançou um livro chamado História, Loucura e Memória, que trata do acervo do Hospital Psiquiátrico Juliano Moreira. O livro está belíssimo e é uma parceria da SECULT com a SESPA, contém uma exposição de fotos do hospital e tem uma coletânea de textos. Traz também o fundo documental do Hospital Juliano Moreira que é um belo instrumento de pesquisa. Comprem, pois valerá a pena conhecer um pouco de nossa História e das Histórias dos nossos "loucos". O Hospital Psiquiátrico “Juliano Moreira” tem origem no antigo hospício de alienados, fundado em 19 de julho de 1892, localizado no Bairro do Marco da Légua. Em 1937, passou a denominar-se “Juliano Moreira” em homenagem ao psiquiatra baiano que contribuiu significativamente com a psiquiatria no Brasil. Sua trajetória de quase 100 anos (1892-1989) confunde-se com a trajetória da própria medicina psiquiátrica no Estado do Pará, seus avanço e recuos. Como instituição asilar, está incluído na série de r

A derrota de Ana Júlia e a esquerda no Pará II.

Ontem, foi dia de preparar os últimos detalhes da prestação de contas para o TRE e eu fiquei muito ocupada com esta tarefa, acabei por não terminar minha avaliação. Hoje é dia de finados, vou visitar minha avó, dona Rosa que morreu em 14 de novembro passado, e vou tentar fazer mais uma parte da avaliação.  Conversei com o presidente do PT, e ele me disse que o processo de avaliação vai começar, que todos devem participar. Perguntei também sobre o pedido de novas eleições para o senado, e ele me informou que agora, passado o segundo turno, o PT vai analisar a questão e tomará uma posição rápida. Continuando a avaliação iniciada ontem, quero dizer que o PT no Pará fecha um ciclo de ascensão e inicia um período de refluxo. Hoje, a perda do governo do Estado fecha uma acumulo de forças, e o PT no Pará terá de repensar seus rumos e suas estratégias.  Vamos à avaliação.  A pergunta que devemos responder é múltipla, tem varias respostas. A pergunta da perda, é de fácil resposta, e de difícil

A derrota de Ana Júlia e da esquerda no Pará.

Ontem à noite tivemos o resultado final das eleições no Pará, nela Simão Jatene obteve 1.860.799 (55,74%) e Ana Júlia 1.477.609 (44,26%), uma diferença de mais de 383 mil votos.  No primeiro turno, a diferença de Jatene para Ana foi de 452 mil votos, uma diminuição  de 69 mil na diferença do primeiro para o segundo turno.  O que podemos dizer é que os votos de Jatene estavam bem consolidados em cima da rejeição do governo. Esta eleição acabará sendo computada como uma derrota de toda a esquerda, mas a minha avaliação, é que é um julgamento da população feito da gestão de Ana Júlia. Em  2006, Ana teve 1.673.648, ou seja, em 2010 ela obteve 196,039 mil votos a menos que em 2006, quando concorreu com Almir Gabriel. No mesmo ano Lula alcançou 1.840.154 e ganhou de Alckimin por 619,59 mil votos. Com apenas um pequeno decréscimo, houve o voto casado entre Ana e Lula. E ambos ganharam as eleições. Já em 2010, Dilma quase mantém a votação de Lula, a candidata conseguiu 1.791.443 (53,20%) e Ser