Pular para o conteúdo principal

Não fui eu que saí do PT, foi o PT que saiu de mim. - Parte IV

A eleição de 2006, para presidência da República reelegeu Lula. Como isso acontece? Mesmo depois da grave crise de 2005 (mensalão)? Ocorreu o improvável, a popularidade de Lula e do PT subiu em 2006. A recuperação de Lula e do PT foi devida a certas políticas públicas com grande impacto social: o  bolsa família, o crédito consignado, o aumento do salário mínimo acima da inflação, a diminuição dos impostos da cesta básica, o aumento do emprego formal e informal, a retomada do desenvolvimento econômico, ou seja, o governo fez políticas públicas de massa e possibilitou no primeiro governo Lula a redução da miséria em 19.18%. As baixas e intermediarias classes da sociedade viram em Lula, um líder de sucesso, e reconheceram no seu governo ganhos simbólicos.

No Pará, a senadora Ana Júlia foi candidata ao governo do estado, como se deu a sua eleição já falamos neste blog. Ela não era a candidata do PT, fez-se necessário toda uma articulação para a substituição do nome de Mário Cardoso, pelo da Ana Júlia, já eleita senadora. Gostaria de lembrar aqui, que só três pessoas defendiam sua candidatura ao governo, Eu, Joana Pessoa e Charles Alcântara. Marcilio Monteiro, Maurílio Monteiro, Carlos Botelho e ela mesma eram contra. A campanha foi dura, sem dinheiro, na militância, no esforço, fiz parte da coordenação de campanha, estava na casa de Ana Julia, quando ela formou o governo, participei da formulação do programa de governo, que era coordenado pelo Carlos Guedes. Depois da campanha ganha muita gente apareceu.

Na reeleição em 2010, o PT perdeu a eleição em muitas cidades onde era governo, das 28 prefeituras administradas pelo PT no fim de 2010, ganhou apenas em 10. De toda a minha experiência no PT, posso dizer que: O PT NÃO TEM UM PROJETO PARA O PARÁ.

O PT não disse nada sobre o código florestal, a bancada votou dividida, não disse nada em relação ao novo código mineral, nada em relação a Lei Kandir e tem uma relação muito ambígua com a Vale do Rio Doce. O PT do Pará nada disse em relação a Belo Monte e nada vai dizer em relação as 19 hidroeletricas que o governo federal pretende implantar na região do Xingu, o PT do Pará nada diz em relação a política do Bio Combustível na Amazônia e sua relação com a Agricultura Familiar, o PT não sabe o que siginifica um novo modelo de desenvolvimento na Amazônia, que quebra a relação mino-metalurgica implantada nestes anos todo no estado, o PT nada tem a dizer sobre a política do ensino médio e técnico para a Amazônia e não tem uma política energética para o estado. O PT do Pará não é reconhecido a nível nacional como um formulador. Nos dois governos Lula e agora no governo Dilma, o PT do Pará não conseguiu implantar um Ministro.


O governo Ana Júlia foi desastroso. Relembrando: 
  1. fez uma mini reforma do estado e não planejou a arrecadação para cobrir a máquina do estado, mas criou secretarias que se sobrepunham em suas áreas de atuação;

  2. A governadora não teve controle orçamentário e financeiro do seu governo;

  3. Perdeu muitos recursos federais que foram devolvidos, na área da educação, na saúde, no transporte;

  4. Não implantou uma política de integração regional séria e consistente;

  5. Não cumpriu com o PTP - só 20% das demandas haviam sido atendidas até abril  de 2009;

  6. Não fez uma política de gestão transparente, o seu portal da transparência, a maior parte do tempo ficou inoperante;

  7. Não soube dialogar e construir uma política de aliança séria, pautada no respeito;

  8. Principalmente, não combateu a corrupção. SEU GOVERNO FOI PONTEADO DE DENUNCIAS NO MINISTÉRIO PUBLICO. Denuncias dos kits escolares, na SEMA, na SEDUC, na SESPA, no SETRANS, no DETRAN, etc...

  9. Há varias denuncias de corrupção envolvendo petistas e parlamentares eleitos, e que respondem em segredo de justiça;

  10. Tenho conhecimento de atos ocorridos em relação às licitações das escolas técnicas com recursos do governo federal e que até hoje as obras não foram entregues. Ou seja, avalio que o PT no Pará, não tem um programa para o estado e que suas lideranças estão profundamentes desgatasdas.


No PT, é como se um ciclo tenha se fechado, e vai se passar muito tempo ainda para que o PT no Pará se recicle e se renove. Mas nada, no meu entendimento, aponta para essa mudança. A prova mais cabal disto é  o balanço do governo Ana Júlia, em que as teses apresentadas no Encontro do Diretório Estadual em 2010 e do Encontro Municipal em maio de 2011, foram proibidas de circular no interior do partido, além de serem recolhidas. Era a morte do debate, era a morte da vida, de um partido que se fecha, que aposta no uso da máquina governamental para captar recursos e votos.

Hoje a cassação, pela primeira vez, de um deputado estadual do PT, é um profundo desgaste para a imagem publica do partido, como foi o desgaste da não aprovação das contas da ex-governadora no empréstimo do 366. Hoje, não se pode bater no peito, como se fazia nos anos 80 e dizer que no PT não tem corrupto. Hoje uma grande parte da sociedade aposta no viés de políticas municipalistas desenvolvidas no governo federal. O PT não faz mais a diferença no campo da ética.

NÃO QUERO MAIS FAZER PARTE DESTA AGREMIAÇÃO QUE TOMOU GRANDE PARTE DE MINHA VIDA E DA MINHA JUVENTUDE. NÃO ESTOU CUSPINDO NO PRATO QUE COMI, QUANDO COMI, COMIA EM PRATO JUNTO COM VÁRIOS COMPANHEIROS, COMIA EM PRATO QUE ERA SERVIDO COM ÉTICA E VALORES MORAIS, QUE TINHA A DEFESA DOS VALORES SOCIAIS E DA COISA PUBLICA.

SE NÃO COMEMOS NO MESMO PRATO HOJE, NÃO SOU EU QUE CUSPI MINHA HISTÓRIA. NO MEU PRATO CONTINUO COMENDO DOS BONS VALORES DA MINHA FORMAÇÃO DE MILITANTE POLÍTICA DE ESQUERDA. FORJADA NA LUTA CONTRA A DITADURA E QUE NUNCA VIU SEU NOME ENVOLVIDO EM FALCATRUAS E CORRUPÇÃO.

"NÃO FUI EU QUE SAI DO PT, FOI O PT QUE SAIU DE MIM !!!"

Comentários

  1. Parabens Edilza, se todos que hoje militam no PT tivessem um pouco de vergonha fariam o que voce fez. Parabens mais uma vez, o PT de hoje não quer gente séria. Espero que voce seja muito feliz nesta sua nova caminhada.
    Seu Vizinho

    ResponderExcluir
  2. Bravo Profa. Edilza, pelo menos agora vc vai poder assumir de fato o nosso projeto, aqui, do lado do Nosso Grande PMDB.

    ResponderExcluir
  3. Bravo Profa. Edilza, pelo menos agora vc vai poder assumir de fato o nosso projeto, aqui, do lado do Nosso Grande PMDB.

    ResponderExcluir
  4. Para mim vc é um traidora e oportunista doutora Edilza,o PT é um partido grande minha ex companheira,o PT é bem maior que vc sua traidora e aproveitadora.Quem rir por ultimo rir melhor,o PT pode ter falhado sim,e vc tbm teve parte nessa falha,porem quem não falha? Edilza vc se presipitou! O PT vai dar a volta por cima, nos somos muitos e somos fortes quando estamos unidos. VIVA O PT, VIVA ANA JÚLIA, VIVA LULA, VIVA DILMA! Nunca duvide da força que tem o PT e seus militantes.

    ResponderExcluir
  5. O Repórter 70 do Liberal já deu a explicação do porquê as obras das Escolas Tecnológicas não sairem. O Nilson Pinto e sua primeira dama estão forçando a barra para as empresas licitadas no governo anterior desistirem das obras para que possa realizar novas licitações, pois é muito dinheiro, mana!

    ResponderExcluir
  6. E o todo mostro uma ignorância imensa da socio-antropologia-histórica do povo brasileiro, o qual reelegeu Lula e novamente via Dilma por compreender que Lula não tinha como combater mesmo corrupção, nem mesmo necesspario, e que pelo menos, ao contrário de antes, sobrava algum para o povo. Além disso, essa ideia de que quanto esquerda chega ao poder tem que morrer de fome só ganhando a ninharia que paga o serviço público, nem vejo tudo quanto é petista que tem cargo deixar dá os seu pulinhos para aumentar a sua renda.

    ResponderExcluir
  7. É Professora todo mundo está conhecendo o PT, um partido que enganou muita gente que trabalhou por esse partido pensando que era um partido sério e que vinha para mudar as coisas na política brasileira, entretanto vimos um partido corrupto e a maioria de seus lideres se dando bem as custas da manipulação do povo humilde, que por falta de opção e por ser miserável,ainda acredita em discursos populistas só para enganar a grande massa e alguns fanáticos que ainda militam dentro do partido, pois com certeza ganham alguma coisa. Mas a sra. também fez parte desse governo que hoje a sra. critica, será que não é falta de ética só falar agora? Porque a sra. não falou tudo isso quando era responsável pelo PTP e pela Escola de Governo, ganhando um alto salário, tenha paciência eu não me iludo mais com esse discurso de enganadores e aproveitadores do povo paraense. PT = Partido dos Traidores.

    ResponderExcluir
  8. Já vai tarde... tu devias ter assinado tua ficha de filiação nos anos 80 mesmo no PMDB, "partido" que tem a tua cara no Pará... até quando não sei!

    ResponderExcluir
  9. Já vai tarde... tu devias ter assinado tua ficha de filiação nos anos 80 mesmo no PMDB, "partido" que tem a tua cara no Pará... até quando não sei!

    ResponderExcluir
  10. Parece que o PT no governo tornou o prato raso e os garfos viraram tridentes.

    ResponderExcluir
  11. TIa Edilza sempre tive muita admiração pela sua militância no PT.Sei de todo o carinho e respeito que foram colocados esses anos todos sobre o partido,minha mãe nos ensinou a admirar.Realmente sinto muito, mas se sua saída significa lutar por tudo aquilo pelo qual você sempre lutou como transparência, decência, respeito e dignidade que tenhas boa sorte. Bjs. Adriana Fontes

    ResponderExcluir
  12. TIa Edilza sempre tive muita admiração pela sua militância no PT.Sei de todo o carinho e respeito que foram colocados esses anos todos sobre o partido,minha mãe nos ensinou a admirar.Realmente sinto muito, mas se sua saída significa lutar por tudo aquilo pelo qual você sempre lutou como transparência, decência, respeito e dignidade que tenhas boa sorte. Bjs.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

A História do Hospital Psiquiátrico “Juliano Moreira”

O Arquivo Público do Estado do Pará lançou um livro chamado História, Loucura e Memória, que trata do acervo do Hospital Psiquiátrico Juliano Moreira. O livro está belíssimo e é uma parceria da SECULT com a SESPA, contém uma exposição de fotos do hospital e tem uma coletânea de textos. Traz também o fundo documental do Hospital Juliano Moreira que é um belo instrumento de pesquisa. Comprem, pois valerá a pena conhecer um pouco de nossa História e das Histórias dos nossos "loucos". O Hospital Psiquiátrico “Juliano Moreira” tem origem no antigo hospício de alienados, fundado em 19 de julho de 1892, localizado no Bairro do Marco da Légua. Em 1937, passou a denominar-se “Juliano Moreira” em homenagem ao psiquiatra baiano que contribuiu significativamente com a psiquiatria no Brasil. Sua trajetória de quase 100 anos (1892-1989) confunde-se com a trajetória da própria medicina psiquiátrica no Estado do Pará, seus avanço e recuos. Como instituição asilar, está incluído na série de r

A derrota de Ana Júlia e a esquerda no Pará II.

Ontem, foi dia de preparar os últimos detalhes da prestação de contas para o TRE e eu fiquei muito ocupada com esta tarefa, acabei por não terminar minha avaliação. Hoje é dia de finados, vou visitar minha avó, dona Rosa que morreu em 14 de novembro passado, e vou tentar fazer mais uma parte da avaliação.  Conversei com o presidente do PT, e ele me disse que o processo de avaliação vai começar, que todos devem participar. Perguntei também sobre o pedido de novas eleições para o senado, e ele me informou que agora, passado o segundo turno, o PT vai analisar a questão e tomará uma posição rápida. Continuando a avaliação iniciada ontem, quero dizer que o PT no Pará fecha um ciclo de ascensão e inicia um período de refluxo. Hoje, a perda do governo do Estado fecha uma acumulo de forças, e o PT no Pará terá de repensar seus rumos e suas estratégias.  Vamos à avaliação.  A pergunta que devemos responder é múltipla, tem varias respostas. A pergunta da perda, é de fácil resposta, e de difícil

A derrota de Ana Júlia e da esquerda no Pará.

Ontem à noite tivemos o resultado final das eleições no Pará, nela Simão Jatene obteve 1.860.799 (55,74%) e Ana Júlia 1.477.609 (44,26%), uma diferença de mais de 383 mil votos.  No primeiro turno, a diferença de Jatene para Ana foi de 452 mil votos, uma diminuição  de 69 mil na diferença do primeiro para o segundo turno.  O que podemos dizer é que os votos de Jatene estavam bem consolidados em cima da rejeição do governo. Esta eleição acabará sendo computada como uma derrota de toda a esquerda, mas a minha avaliação, é que é um julgamento da população feito da gestão de Ana Júlia. Em  2006, Ana teve 1.673.648, ou seja, em 2010 ela obteve 196,039 mil votos a menos que em 2006, quando concorreu com Almir Gabriel. No mesmo ano Lula alcançou 1.840.154 e ganhou de Alckimin por 619,59 mil votos. Com apenas um pequeno decréscimo, houve o voto casado entre Ana e Lula. E ambos ganharam as eleições. Já em 2010, Dilma quase mantém a votação de Lula, a candidata conseguiu 1.791.443 (53,20%) e Ser