Pular para o conteúdo principal

Insensato Coração: show de insensatez

Explícito no título, 'Insensato Coração', que encerrou ontem sua carreira de novela das nove, na Globo, foi uma alegoria de corações desalentados, que encontram no meio do caminho algo que não pode corresponder a uma boa paixão.

Podemos dizer isso principalmente por conta de Norma (Glória Pires), primeiramente, uma humilde e coitada enfermeira. Enjeitada pela vida, encontrou no amor por Léo (Gabriel Braga Nunes) a razão de existir. Enganada e humilhada, foi presa após o golpe que seu amor lhe deu, e renasceu fênix, das cinzas, poderosa e armada para a vingança.

Rica, bonita, se apaixonou novamente pelo mesmo canalha. E encontrou na reincidência o caminho do seu fim. Morta, deixou a vida boa que conquistou e que poderia usufruir. Nem vilã nem mocinha. Muito menos a coitada apaixonada. Norma foi a mulher que muitas mulheres - e ate mesmo homens - são. Um desvio da emoção e um golpe de uma ruim maré. Caiu na rede da pessoa errada.

É por isso a identificação de muitos com a personagem. Ela ganhou a novela inteira e o público com a sua verossimilhança.

Wanda (Natália do Valle), a assassina de Norma, figura como outro caso. É justo que a mãe sequelada de um psicopata também seja observada de perto. Na novela inteira, tanto quanto na criação de Léo, Wanda errou e atropelou seu papel de mãe pelo amor sem limites que tinha pelo filho.

A personagem de Natália do Valle, que ficou tanto tempo relegada à louca histérica, teve seu desfecho acertado. Figurou como assassina e falhou como mãe. E deu à excelente atriz a oportunidade de brilhar antes do fim.

E são tantos e outros exemplos. Eunice (Debora Evelyn) e sua mania de grandeza. Kléber (Cassio Gabus Mendes) e sua homofobia inexplicável. Vinicius (Thiago Martins) e seu ódio incontrolável...

O último capítulo, tirando as partes felizes de gravidez, casamento e reconciliação, foi um passar de régua nos corações do mal.

Outro destaque do capítulo, além da descoberta do assassino de Norma, foi a morte de Léo, em vingança de Cortez (Herson Capri), que ordenou que os seus capangas da prisão atirassem o vilão do alto do prédio.

Natalie Lamour (Deborah Secco), eleita deputada, foi um tapa na cara da sociedade, como brinca o povo pelas redes sociais. A personagem veio como prova da insensatez coletiva que paira no Brasil. E mostrou que ninguém fica impune, nem mesmo o povo, que atura tantos outros gostosos e analfabetos na vida real.

Mas insensatos corações, mesmo, podem ser considerados os de Pedro (Eriberto Leão), Marina (Paola Oliveira), Carol (Camila Pitanga) e Raul (Antonio Fagundes). Os mocinhos mais insossos da história recente da teledramaturgia, que só fizeram bocejar e ocupar espaço a novela toda, representam o amor que não pode corresponder a uma boa paixão. Cada um é chato demais para fazer o outro feliz.

Já não se fazem mais mocinhos como antigamente há muito tempo. Faz tempo que eles se tornaram mais humanos, mas há um fenômeno esquisito acontecendo na televisão. Os mocinhos, mesmo que mais errantes do que nunca, estão relegados pelos vilões, que trazem consigo sempre uma pontinha de humanidade. E caem no gosto popular, mas não retornam para uma vida boa depois de pagarem pelos seus erros e nem têm a chance de começar de novo. A Norma, não fosse enredar-se para o crime por conta de Léo, mereceria essa chance.

Comentários

  1. Acredito que todos merecem uma chance, porém, a trama reflete a nossa insensatez. Insensatez que impera em todos os escalões de nossa sociedade.

    http://www.oquedeustemfeitoemtuavida.net/2011/08/um-profissional-como-qualquer-outro.html

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

A História do Hospital Psiquiátrico “Juliano Moreira”

O Arquivo Público do Estado do Pará lançou um livro chamado História, Loucura e Memória, que trata do acervo do Hospital Psiquiátrico Juliano Moreira. O livro está belíssimo e é uma parceria da SECULT com a SESPA, contém uma exposição de fotos do hospital e tem uma coletânea de textos. Traz também o fundo documental do Hospital Juliano Moreira que é um belo instrumento de pesquisa. Comprem, pois valerá a pena conhecer um pouco de nossa História e das Histórias dos nossos "loucos". O Hospital Psiquiátrico “Juliano Moreira” tem origem no antigo hospício de alienados, fundado em 19 de julho de 1892, localizado no Bairro do Marco da Légua. Em 1937, passou a denominar-se “Juliano Moreira” em homenagem ao psiquiatra baiano que contribuiu significativamente com a psiquiatria no Brasil. Sua trajetória de quase 100 anos (1892-1989) confunde-se com a trajetória da própria medicina psiquiátrica no Estado do Pará, seus avanço e recuos. Como instituição asilar, está incluído na série de r

A derrota de Ana Júlia e a esquerda no Pará II.

Ontem, foi dia de preparar os últimos detalhes da prestação de contas para o TRE e eu fiquei muito ocupada com esta tarefa, acabei por não terminar minha avaliação. Hoje é dia de finados, vou visitar minha avó, dona Rosa que morreu em 14 de novembro passado, e vou tentar fazer mais uma parte da avaliação.  Conversei com o presidente do PT, e ele me disse que o processo de avaliação vai começar, que todos devem participar. Perguntei também sobre o pedido de novas eleições para o senado, e ele me informou que agora, passado o segundo turno, o PT vai analisar a questão e tomará uma posição rápida. Continuando a avaliação iniciada ontem, quero dizer que o PT no Pará fecha um ciclo de ascensão e inicia um período de refluxo. Hoje, a perda do governo do Estado fecha uma acumulo de forças, e o PT no Pará terá de repensar seus rumos e suas estratégias.  Vamos à avaliação.  A pergunta que devemos responder é múltipla, tem varias respostas. A pergunta da perda, é de fácil resposta, e de difícil

A derrota de Ana Júlia e da esquerda no Pará.

Ontem à noite tivemos o resultado final das eleições no Pará, nela Simão Jatene obteve 1.860.799 (55,74%) e Ana Júlia 1.477.609 (44,26%), uma diferença de mais de 383 mil votos.  No primeiro turno, a diferença de Jatene para Ana foi de 452 mil votos, uma diminuição  de 69 mil na diferença do primeiro para o segundo turno.  O que podemos dizer é que os votos de Jatene estavam bem consolidados em cima da rejeição do governo. Esta eleição acabará sendo computada como uma derrota de toda a esquerda, mas a minha avaliação, é que é um julgamento da população feito da gestão de Ana Júlia. Em  2006, Ana teve 1.673.648, ou seja, em 2010 ela obteve 196,039 mil votos a menos que em 2006, quando concorreu com Almir Gabriel. No mesmo ano Lula alcançou 1.840.154 e ganhou de Alckimin por 619,59 mil votos. Com apenas um pequeno decréscimo, houve o voto casado entre Ana e Lula. E ambos ganharam as eleições. Já em 2010, Dilma quase mantém a votação de Lula, a candidata conseguiu 1.791.443 (53,20%) e Ser