O bloco de rua Império Romano

Estive no desfile do Bloco Império Romano, que há 40 anos anima o dia 25 de dezembro nas ruas de Belém.

O símbolo do bloco é a galinha do Ramalho, que surgiu em homenagem a um senhor de nome Ramalho, que esperar o bloco em frente a sua casa, perto do antigo hotel Vanja (próximo a Dr. Moraes), ele esperava o bloco passar e distribuía muita cerveja aos brincantes,  se dizia que os ovos da galinha se reproduziam. A galinha do Ramalho surgiu para homenageá-lo. 

A galinha sempre era queimada no fim do desfile, no bar do Parque, este ano a galinha não foi queimada, a pedido da PMB, que estava preocupado com o Teatro da Paz que está em obras.

O bloco Império Romano saiu pela primeira vez, segundo seu fundador Taylor Collyer, no dia 25 de dezembro de 1971. No ano o bloco foi organizado por dez amigos de infância, hoje o bloco  sai  da Soares Carneiro com municipalidade, ponto apelidado de Alcoliseu, esquina referencia do bairro, de onde já saíram a Grande Família e o bloco  Lasca, em tempos memoráveis de carnavais do Telegrafo.

O nome completo do bloco  é " Grêmio Recreativo Carnavalesco Litero-Musical e Anti-Fóbico Império Serrano", o bloco já foi formado só por homens, a medida em que foi crescendo foram admitidos mulheres e congrega hoje cerca de 5 mil pessoas, sai acompanhado de 140 carros que vão vendendo bebidas aos brincantes.

O bloco agrega vários brincantes das escolas de samba de Belém, este ano saiu com a bateria de "Quem São Eles", mas já foi acompanhada pela bateria do Rancho, do Acadêmicos e outras. No Império só é proibido cantar Axé - " Chega de ola galera, chega de tanto baianes, no Império Serrano é a nossa vez". Cada ano o bloco tem um tema, já são mais de quarenta musicas, no ano da constituinte o tema foi o Sarney e a marchinha dizia " querem roubar, quase que a galinha do Ramalho vai cantar em São Luiz do Maranhão. E a galinha dizia:  Eu não vou, Eu não vou". Já foi tema também, o cruzado com a Zélia, a invasão do Iraque, o padre Marcelo e o movimento da Renovação Carismática, este ano o tema foi "Solidariedade Romana".




Símbolo do bloco - A galinha do Ramalho

Brincante do Bloco

Cidadões Romanos

O "cinegrafista" oficial do bloco

Estandarte do bloco, inspirado nas legiões romanas.

Brincante vestido de Soldado Romano

4 comentários:

  1. Nas décadas de 80 e 90 tive uma participação ativa no Bloco Império Romano. Épocas em que relembro bons momentos do carnaval, com meus amigos da (Pça.Brasil) trav. D. Pedro I com trav. Municipalidade,além, claro, dos meus irmãos: Paulinho, Zezinho(Fred) Tuca, Quinho, Osvaldo, cunhado Nazareno e amigo Marcos e Vandeco. Era bem melhor, ah, isso era... Pena é que muita gente não esteja sabendo aproveitar o seu potencial de humor e alegria. Viva oImpérioRomano!

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pela matéria!Mas gostaria que voce fizesse algumas correções acerca da origem deste bloco. Recomendo que a Sra. procure o Sr Bozo que frequenta regularmente o Bar "Casa São Raimundo Nonato" também conhecido como "Bar do Fausto" que fica na esquina da Manoel Evaristo com a Senador Lemos no bairro do Telégrafo. Neste local nos finas de semana regularmente se encontra alguns dos primeiros brincantes daste bloco, inclusive seu fundador. Vá lá e confira. José Nazareno Martins Gomes - Umarizal

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pela matéria!Mas gostaria que voce fizesse algumas correções acerca da origem deste bloco. Recomendo que a Sra. procure o Sr Bozo que frequenta regularmente o Bar "Casa São Raimundo Nonato" também conhecido como "Bar do Fausto" que fica na esquina da Manoel Evaristo com a Senador Lemos no bairro do Telégrafo. Neste local nos finas de semana regularmente se encontra alguns dos primeiros brincantes daste bloco, inclusive seu fundador. Vá lá e confira. José Nazareno Martins Gomes - Umarizal

    ResponderExcluir
  4. Eu procurar por este sr Bozo porque quero saber a fundo a origem do Império Romano pois sou do bloco "Sobreviventes de Esparta" e quero muito pesquisar o assunto e divulgar no blog do nosso bloco. Quem quiser dar uma olhada está aqui. http://sobreviventesdeesparta.blogspot.com
    Forte abraço a todos.

    ResponderExcluir

Teste Teste Teste

Teste Teste Teste Teste

    follow me on Twitter

    Receba as atualizações do blog em seu e-mail

    Blogger Template Mais Template - Author: Papo De Garota