Pular para o conteúdo principal

A Seresta do Carmo

Seresta do carmo em 1997

No dia 30 de outubro, tivemos o retorno da Seresta do Carmo. Agora um evento patrocinado e assumido pela Casa Civil do Governo do Estado, com apoio da Secretaria de Cultura. A Seresta do Carmo foi à primeira vez lançada em Belém, quando Almir Gabriel era prefeito, de 1983 a 1985, naqueles anos fez grande sucesso sendo realizada com o apoio do Governo do Estado, quem governava o Estado era Jader Barbalho.

A Seresta não teve continuidade na gestão do prefeito Coutinho Jorge que sucedeu Almir Gabriel e quando Helio Gueiros foi prefeito de Belém, ele reformou a Praça do Carmo retirando os coretos. Esta reforma foi muito criticada, inclusive pelo professor e escritor Benedito Nunes. Quando Edmilson Rodrigues assumiu a Prefeitura, a proposta da Seresta do Carmo voltou. Eu era a presidente da Fumbel, mas a proposta foi uma iniciativa da Associação de moradores da Cidade Velha.

O objetivo era fazer uma discurssão com os moradores em relação à preservação do patrimônio histórico. Foram feitas oficinas sobre o patrimônio histórico da cidade. A associação de moradores organizava as barracas, gerando renda. A prefeitura pagaria o som e os músicos. Mas a idéia era que a iniciativa fosse da sociedade civil e que fortalecesse as associações de bairros.

As primeiras Serestas foram um sucesso, mas o modelo se esgotou, este tipo de evento se esgota pelo número de pessoas que vão à praça, e assim o evento perde objetivo de enraizamento no Bairro, no momento em que grande parte da cidade vai ao evento e a praça não tem sustentabilidade para receber o público.

Tivemos problemas de estacionamento, o aumento de roubos e assaltos, o número de banheiros químicos nunca era suficiente, a iluminação pública não foi refeita, o policiamento não era feito corretamente, o entorno da praça não tinha número de bares e restaurantes que atendessem todo o publico. Partimos assim para o segundo momento do evento que seria fazer um circuito cultural em vários bairros de Belém. Realizamos na Praça do Conjunto Mendará, em uma Praça do Jurunas e outra na Cremação. O problema maior continuava o da segurança, pois não tínhamos a parceria do governo do Estado.

Hoje a Seresta retorna, acredito que se não forem resolvidos os problemas levantados, não será uma atividade que perdure. Neste sentido, o governo deveria observar:

1) A Seresta não pode ser só na Praça do Carmo, deveria haver um circuito de atividades culturais no mesmo dia em vários pontos de Belém, permitindo assim, que os públicos dos bairros mais populosos possam permanecer em seus bairros.

2) Deve se busca articulação com as associações de bairros ou dos amigos das praças, para que este circuito possibilite o fortalecimento destas associações.

3) Antecedendo a Seresta, devemos ter atividades de educação ambiental e de educação patrimonial, que podem ser oficinas, que devem ocorrem dias antes das serestas, ou mesmo cursos de capacitação que permitam que as pessoas possam exerce atividades no entorno da Praça.

4) Definido as praças que farão parte do circuito, deve se ver observados o policiamento, a iluminação e áreas de estacionamento.

5) A programação cultural deve ser feita com cuidado, e se possível envolver artistas do bairro.

6) Não devemos ter esta atividade como instrumento de propaganda eleitoral, nada de faixas agradecendo a candidatos ou prováveis candidatos.

Não estava em Belém quando aconteceu à seresta de outubro, ou Serenata, espero está na de novembro. O blog tem recebido reclamações por não ter tido banheiros químico e pela existência de faixas de futuros candidatos no Evento.

Seresta do carmo em 1997

Comentários

  1. Prezada professora e amiga Edilza, no dia 30 de outubro, tivemos a alegria de participar da retomada da “Seresta do Carmo”, agora rebatizada de “Serenata”. Após a vitória eleitoral do candidato do PT, Edmilson Rodrigues, nas eleições municipais de 1996, um dos objetivos das pessoas que participamos ativamente na campanha do partido na Cidade Velha foi retomar a Seresta do Carmo. Conseguimos essa meta ainda no primeiro semestre de 1997, contando com o trabalho voluntário de dezenas de pessoas do bairro e o apoio da Prefeitura de Belém. Posteriormente a Administração Municipal passou assumir completamente o controle da nossa Seresta, acabando com o trabalho voluntário dos moradores do bairro, e a transformou numa das principais atividades culturais da administração petista na capital. Em 2005, após o privatista, falsificador de Diploma e outras falcatruas, Duciomar Costa, assumir a Prefeitura de Belém, a Seresta do Carmo, sem apoio “oficial”, deixou de ser realizada.
    A alegria pela recuperação da Serenata do Carmo duas semanas atrás, agora com o apoio do governo estadual, apenas ficou diminuída pelo uso eleitoreiro que um setor do PT e a cúpula do governo estadual tentou fazer dessa atividade cultural. Desejando que essas práticas não se repitam no futuro... nos encontraremos na próxima Seresta-Senerata do Carmo, abraços, Pere Petit (morador da Cidade Velha e professor da UFPA).

    ResponderExcluir
  2. Olá Professora Edilza!

    Como pude perceber, você é uma conhcedora da Seresta do Carmo, e portanto, gostaria que se possivel, você me indica-se alguns trabalhos, que tenhas conhecimento, sobre a Seresta.
    Eu sou aluna do curso de Ciencias Sociais, ufpa, é estou terminando o meu curso neste ano, e assim gostaria de trabalhar como tema do meu TCC a Seresta do Carmo e a sociabilidade que ocorre no seu meio.
    Com isso, professora Edilza gostaria primeiramente ter conhecimento sobre a historia da Seresta, se caso você tiver algum trabalho ou conhecimento de alguem que tenha feito um trabalho sobre este assunto, peço que por favor me indique!
    Agradeço muito a sua atenção!
    Atenciosamente Gabriela Araújo

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

A História do Hospital Psiquiátrico “Juliano Moreira”

O Arquivo Público do Estado do Pará lançou um livro chamado História, Loucura e Memória, que trata do acervo do Hospital Psiquiátrico Juliano Moreira. O livro está belíssimo e é uma parceria da SECULT com a SESPA, contém uma exposição de fotos do hospital e tem uma coletânea de textos. Traz também o fundo documental do Hospital Juliano Moreira que é um belo instrumento de pesquisa. Comprem, pois valerá a pena conhecer um pouco de nossa História e das Histórias dos nossos "loucos". O Hospital Psiquiátrico “Juliano Moreira” tem origem no antigo hospício de alienados, fundado em 19 de julho de 1892, localizado no Bairro do Marco da Légua. Em 1937, passou a denominar-se “Juliano Moreira” em homenagem ao psiquiatra baiano que contribuiu significativamente com a psiquiatria no Brasil. Sua trajetória de quase 100 anos (1892-1989) confunde-se com a trajetória da própria medicina psiquiátrica no Estado do Pará, seus avanço e recuos. Como instituição asilar, está incluído na série de r

A derrota de Ana Júlia e a esquerda no Pará II.

Ontem, foi dia de preparar os últimos detalhes da prestação de contas para o TRE e eu fiquei muito ocupada com esta tarefa, acabei por não terminar minha avaliação. Hoje é dia de finados, vou visitar minha avó, dona Rosa que morreu em 14 de novembro passado, e vou tentar fazer mais uma parte da avaliação.  Conversei com o presidente do PT, e ele me disse que o processo de avaliação vai começar, que todos devem participar. Perguntei também sobre o pedido de novas eleições para o senado, e ele me informou que agora, passado o segundo turno, o PT vai analisar a questão e tomará uma posição rápida. Continuando a avaliação iniciada ontem, quero dizer que o PT no Pará fecha um ciclo de ascensão e inicia um período de refluxo. Hoje, a perda do governo do Estado fecha uma acumulo de forças, e o PT no Pará terá de repensar seus rumos e suas estratégias.  Vamos à avaliação.  A pergunta que devemos responder é múltipla, tem varias respostas. A pergunta da perda, é de fácil resposta, e de difícil

A derrota de Ana Júlia e da esquerda no Pará.

Ontem à noite tivemos o resultado final das eleições no Pará, nela Simão Jatene obteve 1.860.799 (55,74%) e Ana Júlia 1.477.609 (44,26%), uma diferença de mais de 383 mil votos.  No primeiro turno, a diferença de Jatene para Ana foi de 452 mil votos, uma diminuição  de 69 mil na diferença do primeiro para o segundo turno.  O que podemos dizer é que os votos de Jatene estavam bem consolidados em cima da rejeição do governo. Esta eleição acabará sendo computada como uma derrota de toda a esquerda, mas a minha avaliação, é que é um julgamento da população feito da gestão de Ana Júlia. Em  2006, Ana teve 1.673.648, ou seja, em 2010 ela obteve 196,039 mil votos a menos que em 2006, quando concorreu com Almir Gabriel. No mesmo ano Lula alcançou 1.840.154 e ganhou de Alckimin por 619,59 mil votos. Com apenas um pequeno decréscimo, houve o voto casado entre Ana e Lula. E ambos ganharam as eleições. Já em 2010, Dilma quase mantém a votação de Lula, a candidata conseguiu 1.791.443 (53,20%) e Ser